“O melhor concerto do ano”

Em 10 de novembro a Orquestra Filarmônica Unicesumar se apresenta em Presidente Prudente, cidade que, segundo o maestro, garante o maior público do Brasil: espera-se 20 mil pessoas 

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 30/10/2019
Horário 07:50
Cedida: Oquestra é formada por 60 músicos e 12 vocais, além do regente Davi Oliveira
Cedida: Oquestra é formada por 60 músicos e 12 vocais, além do regente Davi Oliveira

Seja comparado à Curitiba, ou até mesmo em relação à cidade de onde vem, Maringá-PR, não há dúvidas, o maior público da Orquestra Filarmônica Unicesumar está em Presidente Prudente, afirma o regente titular Davi do Carmo Oliveira, 37 anos. Ele, os 60 músicos, 12 cantores do grupo vocal e equipe de produção e montagem, estarão na capital do oeste paulista em 10 de novembro, quando se apresentarão, às 19h, no Parque do Povo.

É a terceira vez que a orquestra vem à Prudente, sempre de dois em dois anos. Na primeira vez, o público foi de 10 mil pessoas, dois anos depois, 15 mil pessoas, e desta vez, o maestro diz esperar que o aumento de espectadores continue, ele aguarda 20 mil pessoas na apresentação. O evento é uma realização do Ministério da Cidadania e da Unicesumar, presidida no polo prudentino por Paulo Medeiros, com apoio da Prefeitura de Presidente Prudente.

De acordo com o secretário de Cultura de Prudente, José Fábio Sousa Nougueira, a presença da orquestra Unicesumar no município já se tornou tradição. “Temos uma felicidade enorme em recebê-los, é uma orquestra renomada, de muita qualidade”, destaca. Davi compartilha da mesma ideia, segundo ele a orquestra tem o compromisso de retornar bianualmente para Presidente Prudente para o tradicional concerto.

“A expectativa é tão grande que até aumentamos o repertório, normalmente levamos 12 ou 14 músicas para os concertos, desta vez estamos levando 20, entre eruditas e populares”, enfatiza o regente titular. O melhor de tudo é que o evento é totalmente gratuito, aberto ao público de toda a região e acessível. Pessoas com dificuldades motoras terão conforto em cadeiras posicionadas próximas ao palco, e o restante poderá se acomodar na grama do parque. “Esperamos o melhor concerto do ano”, vislumbra Davi.

BREVE HISTÓRIA
DA ORQUESTRA

De acordo com a Assessoria de Imprensa, a OFUC (Orquestra Filarmônica Unicesumar) foi criada em janeiro de 2003. Mantida pela Unicesumar de Maringá-PR, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da Unicesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta, hoje, com 60 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção.

“A EXPECTATIVA É TÃO GRANDE QUE ATÉ AUMENTAMOS O REPERTÓRIO, NORMALMENTE LEVAMOS 12 OU 14 MÚSICAS PARA OS CONCERTOS, DESTA VEZ ESTAMOS LEVANDO 20”

Davi do Carmo Oliveira

 

ATENÇÃO
Em caso de chuva, a apresentação será transferida para a Praça da Juventude da Cohab.

Repertório:
Hino Nacional Brasileiro
Músicas Brasileiras
Músicas Clássicas
Clássicos da Disney
Temas de Filmes
Encerramento: Momento pensado para a interação do público, que canta e bate palmas.

 

Publicidade

Veja também