“O judô é 100% inclusivo, e fazê-lo com amor fez com que as coisas sempre prosperassem”

Tiago Camilo, judoca campeão mundial

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 30/10/2019
Horário 05:06
Paulo Miguel - Tiago Camilo começou no esporte com 5 anos e conquistou títulos mundiais
Paulo Miguel - Tiago Camilo começou no esporte com 5 anos e conquistou títulos mundiais

Ele já foi e continua sendo referência para muitos apaixonados por esportes, principalmente pelo judô. Tiago Camilo, aos 37 anos, já carrega grandes e importantes conquistas na modalidade, como duas medalhas olímpicas, em Sydney, em 2000, na Austrália, e em Pequim, em 2008, na China. Além disso, o atleta se consagrou como campeão mundial em 2007 e, desde então, é só motivos de orgulho para todo o Brasil. No último fim de semana, Tiago esteve em Presidente Prudente, quando participou de uma atividade no Sesc Thermas. Na ocasião, ele recebeu a reportagem de O Imparcial e comentou sobre o que o esporte significa na vida dele, além de dar dicas para aqueles que se interessarem pela modalidade. Confira abaixo na íntegra:

Como o esporte surgiu na sua vida?

Meu pai foi quem me colocou no esporte, assim como meu irmão, e uma das coisas que ajudaram muito foi por eu morar em Bastos, no interior paulista, onde na época, eu com 5 anos, tinha uma colônia japonesa muito grande. Com isso, um professor imigrante muito conhecido conseguiu convencer meu pai a me colocar no judô e como meu pai sempre acreditou na união do esporte com a escola para o desenvolvimento das crianças, acabou dando certo.

Ainda naquela época, no início de tudo, imaginava que chegaria aonde chegou?

No começo, como toda criança, levava o judô mais como uma brincadeira mesmo, então não imaginava que ganharia, por exemplo, medalhas olímpicas ou então que seria campeão mundial. Por isso, costumo dizer que tudo teve início de forma despretensiosa, mas que aos poucos fui ganhando gosto, treinando, e as coisas foram acontecendo naturalmente.

Você mencionou algumas vitórias no esporte, quais foram as que mais te marcaram?

As medalhas olímpicas e os títulos mundiais, que consegui ganhar nas três categorias que atuei - juvenil, júnior e sênior. Além disso, tem a participação nos os Jogos Pan-americanos, mas vou além das medalhas, peno em todas as amizades que conquistei no esporte e da possibilidade que me foi dada de viajar o mundo. Nunca vou me esquecer.

Aprendi que é necessário sempre contar com amigos, então procuro sempre seguir isso, pois tudo o que faço procuro crescer em convívio, para que todos cresçam juntos

Com toda essa história, o que o esporte significa na sua vida?

Que só conseguimos algo com a ajuda de alguém. Aprendi que é necessário sempre contar com amigos, então procuro sempre seguir isso, pois tudo o que faço procuro crescer em convívio, para que todos cresçam juntos.

Existe algum pré-requisito ou habilidade necessária para entrar no judô?

O judô é uma atividade 100% inclusiva, por isso tem categorias masculinas e femininas, além de ser dividida pelo peso dos competidores. Então, isso acaba tornando a modalidade acessível a todos que quiserem praticar e se divertir. O começo é sempre recreativo, mas, aos poucos, as habilidades e capacidades vão surgindo.

E as maiores desafios da vida no esporte?

São enormes, principalmente quando você opta pelo alto rendimento, como eu optei. Mas quando você segue para o dia a dia, usando a modalidade como formação, você tem as dificuldades mais voltadas, por exemplo, aos relacionamentos sociais das crianças, quando é preciso ensinar o saber esperar, ceder e praticar a amizade, coisas importantes que o judô consegue promover.

Por fim, qual dica deixaria para aqueles que se interessarem pelo esporte?

O mais importante de tudo é que sempre coloquei meu sentimento em primeiro lugar. Fazer com o amor como base faz com que as coisas prosperem. Além disso, adianto que é preciso muito respeito, disciplina e organização.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também