Índia é retratada em exposição fotográfica no museu de PP

Trabalho foi feito pelo professor Paschoal Garcia que selecionou imagens que capturou com sua câmera durante sua estadia no país; mostra apresenta seleção de 37 fotos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 21/01/2018
Horário 04:00
Cedida/Paschoal Garcia, Paschoal Garcia capturou imagens belíssimas em sua estadia de três meses pelo país; viagem virou exposição
Cedida/Paschoal Garcia, Paschoal Garcia capturou imagens belíssimas em sua estadia de três meses pelo país; viagem virou exposição

O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto está com uma exposição de fotos, à disposição, para apreciação, do público de Presidente Prudente e região. Intitulada “Índia, Cores e Contrastes”, as imagens são do artista visual Paschoal Garcia que apresenta uma seleção de 37 fotos capturadas pela lente de sua câmera fotográfica durante sua estada na Índia.

Conforme Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora do museu, a exposição - uma realização da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) - mostra com riqueza de detalhes as belezas da Índia e sua diversidade cultural. “Vale a pena conhecer. Todos estão convidados para fazer uma visita e viajar um pouquinho pelas imagens captadas pelo Paschoal”, convida a diretora.

Paschoal conta que foram três meses viajando de norte a sul do país e o mais impressionante foram os dias que ficou em Varanasi, uma cidade a beira do Rio Ganges, na qual uma vez por ano os Sadhus (homens santos) se reúnem. “Tive a sorte de chegar nessa época! Muitos deles andam sem roupa, alguns passam cinzas de cadáver pelo corpo para mostrar que o corpo, a matéria não é importante. Tinha um em especial que somatizou o deus Ganesh, tinha uma deformidade que parecia uma tromba, parecia ocupar uma posição de destaque entre eles”, lembra Paschoal.

Ele que é professor de História, diz que tem a fotografia como um hobby, que foi incentivado por seu tio aos 8 anos, quando lhe deu uma câmera. Paschoal conta que algo impressionante que chamou sua atenção na Índia foi o sistema ferroviário, com trem por todo o país e que funciona bem.

“Busquei retratar um pouco a diversidade cultural desse país. A exposição foi ideia da Valetina, que viu algumas das fotos no facebook. A fotografia tem o poder de sintetizar várias informações em uma só imagem. Para falar o que significa a arte gosto de uma frase de Friedrich Wilhelm Nietzsche ‘a arte foi feita para que a realidade não nos destrua’”, acentua Paschoal.

 

Serviço

A exposição pode ser vista no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Publicidade

Veja também