É NATAL!!!! As tradições do Natal

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 20/12/2017
Horário 12:43

Dezembro é repleto de histórias, lendas e tradições, envolvendo a Árvore de Natal, a ceia, presentes e, é claro, Papai Noel. Mas, poucos sabem como apareceram todos estes costumes.

Em meados do século IV, o bispo de Jerusalém escreveu ao bispo de Roma, pedindo-lhe para determinar a verdadeira data do nascimento de Cristo. O bispo consultou os arquivos e enviou a informação de que a natividade ocorrera a 25 de dezembro e, ao final desse mesmo século, essa data passou a ser normalmente aceita como o dia oficial do Natal.

A Árvore de Natal, colorida e iluminada, é um dos elementos mais bonitos e mágicos das festas natalinas. Os egípcios, que consideravam as tamareiras como símbolo da vida, levavam-nas para casa, durante as festas de inverno, decorando-as com jóias e doces para as crianças. No norte da Europa, decoravam carvalhos com maçãs e doces.

A ceia sempre foi o ponto alto das festividades de Natal.

Os reis magos, inspiraram a troca de presentes. Esse costume mantém-se até os nossos dias.

A figura do Papai Noel, gorducho e barbudo, vem do bispo São Nicolau.

Delícias & Delícias traz mais algumas ideias e receitas para tornar o seu Natal ainda mais especial e especial porque comemoramos nesta data a natividade de Jesus.

 

Feliz Natal!!!

Chester ao Molho de Laranja

Ingredientes: 1 chester, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 colher (sp) de sal, 1 ½ copo de vinho branco, 1 copo de suco de laranja, ½ abacaxi pequeno, 100g. de manteiga.

Preparo: Bater no liquidificador os ingredientes da vinha d’alho e deixar o chester mergulhado nesses temperos. No dia seguinte, forrar uma assadeira com papel alumínio, colocar o chester, um pouco da vinha d’alho, o recheio e pedacinhos de manteiga, cobrindo-o com papel alumínio. Assar por 3 horas mais ou menos em forno médio. Colocá-lo numa travessa de servir, decorar com frutas, fios de ovos, cerejas, etc.

 

Salpicão Natalino

Jornal O Imparcial

Ingredientes: 200g de queijo Prato cortado em tirinhas (à julienne), 1 maçã ácida com casca em cubos, 1 cebola e 4 tomates picadinhos, 1 xícara de milho-verde, 4 figos cortados em cubos, 1 xícara de salsão cortado em tirinhas.

Preparo: Junte os ingredientes e tempere com sal, vinagre balsâmico e azeite de oliva. Em seguida, coloque 2 colheres (sopa) de molho de maionese e envolva todos os ingredientes. Sirva gelada, sobre folhas de alface americana.

 

Mousse de Azeitonas

Ingredientes: 25 azeitonas pretas, 1 lata de creme de leite, 6 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 sachê de gelatina incolor, sem sabor, dissolvida em 1 xícara (chá) de água.

Preparo: Bater as azeitonas no processador, adicionar a mostarda e a maionese. Bater. Juntar a gelatina derretida, o creme de leite e a pimenta. Misturar bem e adicionar sal se necessário. Colocar em forma de anel, untada com óleo e levar à geladeira. Sirva a mousse com torradinhas, como aperitivo.

 

Pave de Pêssegos

Jornal O Imparcial

Ingredientes: 1 lata de pêssegos em calda, 1 litro de leite fervendo, 2 caixas de gelatina de pêssego, 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado.

Preparo: Pique os pêssegos em pedaços regulares e pequenos. Forre com eles um refratário médio. Reserve alguns para decoração. Se quiser, use também framboesas para decorar. Junte ao leite fervente a gelatina em pó, o leite condensado e o creme de leite. Bata tudo no liquidificador. Despeje sobre os pêssegos e leve para gelar. Quando firme, cubra com coco ralado, enfeite com os pêssegos e framboesas ou mirtilos.

 

nutrição

Dicas para as Festas de Fim de Ano

Quando vai chegando o fim do ano, as pessoas que precisam perder peso ou manter uma dieta se desesperam pois sabem que os dias vão estar repletos de tentações na área gastronômica. É a festa do escritório, o amigo oculto, o Natal, o Rèveillon, enfim o que fazer para driblar as delícias?

Em primeiro lugar, é preciso encarar a dieta não como uma coisa desagradável, mas como um benefício para a sua saúde e para você e que não é necessário comer demais nem consumir alimentos muito calóricos para se satisfazer e se alimentar bem.

Fuja de frituras. Prefira os salgados de forno, mas sempre em pequenas quantidades. Pastas à base de queijo cottage e ervas ou de legumes cozidos, como a cenoura e batidos com ricota são excelentes com quadradinhos de pão integral light. Evite os biscoitos salgados pois são muito calóricos para servir com pastas.

Abuse de saladas. Devem ser super coloridas e podem vir acompanhadas de molhos à base de iogurte ou azeite diluído com água e ervas.

O salpicão também é bem vindo, desde que você se lembre de reduzir as fontes de gordura. Inclua salsão, pepino ou erva-doce, pois são ricos em fibras e não aumentam o valor calórico.

Peru, chester e até lombo de porco magro podem entrar na sua ceia. O que conta é a quantidade e os complementos que entram na receita. Evite bacon, manteiga, presunto cru, tender, ou seja, alimentos ricos em gordura saturada. E não adicione nenhum tipo de gordura na receita, pois o próprio alimento já tem o seu conteúdo.

Combine seus pratos com hortaliças e frutas. Elas diminuem o valor calórico e aumentam em qualidade a composição nutricional, principalmente pelas vitaminas e minerais.

Evite receitas com cremes ou muita gordura. O arroz ou a massa são boas opções, desde que preparados com muitas hortaliças e leguminosas.

Legumes coloridos e variados são ótimos para acompanhar os pratos. Incremente com ervas frescas para aumentar o sabor. O purê de maçã é muito bom e não é muito calórico.

Prefira mousses de frutas e frutas frescas pois nesta época do ano são abundantes, como as cerejas, os pêssegos, os kiwis, etc.

E não se esqueça. Não coma demais de uma vez só. Aproveite as festas para conversar, curtir sua família e comer pausadamente e em pequenas quantidades para evitar a ingestão rápida de grande quantidade de alimentos, evitando a sobrecarga de calorias e gordura.

Publicidade

Veja também