“Não existe fórmula capaz de substituir o leite materno”

Adriana Trevisan Monteiro - coordenadora do Banco de Leite da Secretaria Municipal de Saúde

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/08/2019
Horário 08:19
José Reis - Adriana diz que campanha de agosto visa conscientizar toda a família
José Reis - Adriana diz que campanha de agosto visa conscientizar toda a família

Segue até o fim de agosto as ações em alusão ao mês que ganha mais uma cor, o “Agosto Dourado”. As atividades objetivam levar à população a importância da doação de leite e como esse ato pode transformar vidas. Em Presidente Prudente, as ações são realizadas pelo Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde, com, por exemplo, palestras em grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família. Abaixo é possível conferir uma entrevista com a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Trevisan Monteiro, que traz informações sobre como se tornar uma doadora, a importância desse ato e, principalmente, sobre os estoques que seguem baixo.

Qual a importância de direcionar, neste ano, a campanha para as famílias e não apenas às mamães?

O tema desse ano é “Empoderar mães e pais, para favorecer a amamentação hoje e para o futuro”, já que quando há o envolvimento dos parceiros, mãe das puérperas e familiares, a amamentação melhora e muito, podendo ajudar com que um bebê que seria amamentado por dois meses possa estender para seis meses, por exemplo, e isso diminui até o índice de mortalidade infantil.  

Como está o estoque do Banco de Leite da Secretaria Municipal de Saúde neste início de campanha?

Hoje o nosso estoque está um pouco abaixo do que precisamos, mas essa não é uma realidade apenas daqui, mas em todo o Estado. Geralmente essa queda é vista como sazonal, principalmente por causa da mudança de clima do outono e inverno. Ações como a “Agosto Dourado” são importantes justamente por isso.

Qual a realidade em números hoje?

Atualmente a unidade conta com 62 doadoras, sendo que o indicado seria algo entre 100 e 120 para atender a demanda dos quatro hospitais beneficiados com os estoques.

De que forma esse estoque é utilizado?

Aqui em Presidente Prudente nós direcionamos para quatro hospitais: Hospital Estadual (Doutor Odilo Antunes de Siqueira), Iamada, Hospital Regional (Doutor Domingos Leonardo Cerávolo) e Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças.

Há como mensurar quantas crianças podem ser beneficiadas com as doações coletadas?

Existem as individualidades e não há uma regra, mas, de forma geral, um pote de 400 mililitros é capaz de nutrir até 10 bebês prematuros em um dia e isso mostra o quanto cada doação tem sua importância para as famílias.

Ainda há desinformação por parte das famílias quando falamos de amamentação?

Sim, ainda existe. Às vezes recebemos ligações e até mesmo demandas espontâneas, aqui na unidade, de mães querendo saber como pegar corretamente o bebê, saber se ela está fazendo de maneira correta, pois é justamente na hora que nasce a criança que começam as inseguranças. Por isso, esses primeiros dias são fundamentais e é quando as mamães devem procurar um serviço de apoio. Além disso, há aquelas dúvidas clássicas, como se o leite é suficiente, se ela está produzindo a quantidade adequada, se o alimento está sendo forte, se é preciso acordar o bebê durante a madrugada e por aí vai.

E neste momento, qual a importância do profissional da saúde?

É extremamente importante não apenas orientar, mas para dar apoio psicológico, mostrar que a família tem com quem contar, pois temos unidades de saúde prontas para o acolhimento e é justamente isso que faz com que a criança cresça saudável. É o momento que estamos cuidando do nosso futuro.

Como você avalia hoje o período que as famílias passam com os bebês no pós-parto? É o tempo ideal para todo esse processo de amamentação, por exemplo?

Os 180 dias que as mães ganham, na verdade, foram estipulados por serem os primeiros meses que o bebê precisa receber exclusivamente o leite materno, para que cresça de maneira saudável.

O que se debate hoje em dia é também equivaler essa licença de forma maior para os pais, pois é preciso que eles fiquem juntos, aprendam sobre a amamentação e, com isso, passem mais tempo em casa. Isso ajudará de diversas formas, como nas tarefas domésticas, e estabelecerá um vínculo maior com a criança. A política já caminha para isso, então, não será algo difícil de ser realizado.

Por fim, qual apelo você deixaria para as famílias?

Não desistam, pois o leite materno é essencial para desenvolver bem esse bebê e fortalecer o vínculo. Não existe nenhuma fórmula capaz de substituir o leite materno. Para ser doadora não precisa nem se deslocar, é só nos ligar que enviamos uma equipe para orientar e ensinar todo esse processo.

Serviço

Para realizar a doação de leite, basta ligar no Banco de Leite 3226-3430. A equipe dará orientações sobre a ordenha e armazenamento do leite e fará a retirada na residência semanalmente. A mãe que está amamentando precisa ser saudável - ter excedente de leite e não usar medicamentos incompatíveis com amamentação.

Publicidade

Veja também