​​​​​​​“Museu Através da Lente”

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 18/10/2019
Horário 07:10
Paulo Miguel: Museu apresenta itens da história de Presidente Prudente
Paulo Miguel: Museu apresenta itens da história de Presidente Prudente

O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto de Presidente Prudente, realiza o projeto “Museu Através da Lente”, que busca divulgar as fotos dos visitantes do local e trazer visibilidade ao seu acervo e instalações.

Segundo a coordenadora do museu, Valentina Romeiro, a ideia surgiu após a percepção do vigia noturno Denis Brustelo, que gosta de fotografar e postar imagens do espaço em suas redes sociais. As fotos de Denis tem grande engajamento, com vários elogios. Para divulgar e incentivar a visita, o arquivo histórico abriu um espaço para que visitantes enviem suas fotos do local e de itens do acervo. “O prédio é tombado pelo patrimônio histórico, de 1929, e como o espaço é muito bonito, decidimos unir o útil ao agradável, para os visitantes não só virem aqui, mas também mostrar um pouco do museu”, comenta.

“Cada fotógrafo tem uma visão diferente. A fotografia é uma arte diferente, o que traz um olhar diverso ao museu”, diz Valentina. O projeto é anual, e totalmente gratuito, sem necessidade de inscrição para a participação. O fotógrafo pode tanto enviar as imagens para o museu, quanto descarregar as imagens no próprio local.

Até o momento, a área externa do museu é mais retratada. O prédio é a sede do antigo matadouro municipal e foi tombado em 1991, e segundo a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), tem uma área total de 5.176 metros quadrados, com três prédios, somando 380,315 metros quadrados de área construída.

Saiba mais
O projeto nasceu das fotos do vigia Denis Brustelo que, segundo Valentina, gostava muito de fotografar as instalações do museu, e até teve uma exposição dedicada as suas imagens. Todas as fotos enviadas para o “Museu Através da Lente”, serão encaminhadas para o perfil do Facebook do museu, além das páginas do Facebook e Instagram da Secult. “É importante nós divulgarmos a história do município, porque além da sala de exposições que as pessoas visitam, nós temos arquivo histórico, que abriga toda a documentação da cidade, desde sua fundação. Isso tudo está disposto em mapas, fotografias, plantas e documentos, e é aberto ao público para pesquisa. Nós temos as edições do jornal O Imparcial desde 1939 até o dia de hoje, e também de outros jornais que estiveram na cidade”, explica a coordenadora.

Serviço
O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, está na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2179, Jardim das Rosas, de terça a quinta-feira das 8h ao meio dia, e das 13h às 21h, e as sextas-feiras, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Para outras informações ligue (18) 3223-9404.


 

 

 

Publicidade

Veja também