​​​​​​​Missa dos Santos Óleos marca renovação sacerdotal

Cerimônia de ontem, na Catedral São Sebastião, em Prudente, representou ainda a bênção dos óleos utilizados no batismo, unção dos enfermos e crisma

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 18/04/2019
Horário 07:10
José Reis - Fiéis lotaram a Catedral de São Sebastião, na noite de ontem, para tradicional celebração
José Reis - Fiéis lotaram a Catedral de São Sebastião, na noite de ontem, para tradicional celebração

A Missa dos Santos Óleos é o momento em que todos os padres da Diocese de Presidente Prudente se reúnem na Catedral São Sebastião, uma vez ao ano, em uma celebração que representa a renovação das promessas sacerdotais, além de significar a bênção dos óleos utilizados no Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma. “Depois do Domingo de Ramos, as dioceses normalmente realizam essa cerimônia entre segunda e quinta-feira de manhã, mas no nosso caso é uma tradição sempre realizada na quarta-feira, ao representar uma preparação para a Páscoa do Senhor”, afirma o monsenhor, José Antônio de Lima.

Entre os significados ou símbolos emitidos pelos óleos estão o sinal de bênção do Pai, força espiritual, vida, sabedoria e fraternidade. Na noite de celebração, em que o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos está à frente, aproximadamente 60 padres das paróquias pertencentes à Diocese de Presidente Prudente buscam o crescimento do povo para o reino de Deus, conforme o bispo.

 “É o momento em que os sacerdotes se comprometem ao sacramento da ordem sacerdotal, dom de Deus a cultivar o bem recebido em favor da comunidade, que é a sua família, da igreja. Se comprometem ao dom do amor e a cooperação, o empenho na edificação da igreja”, lembram as palavras do bispo à reportagem. Os óleos serão usados ao longo de um ano, quando uma nova cerimônia será realizada na Páscoa do ano seguinte e o ciclo terá início mais uma vez.Na noite de ontem, os padres levaram antecipadamente os recipientes já preparados que, após a bênção, foram entregues para representantes de cada paróquia, que não incluem o líder religioso, sendo que a entrega oficial ao padre ocorrerá em cada uma das comunidades em cerimônias a partir de hoje.

Publicidade

Veja também