Álbum da Copa do Mundo será distribuído domingo

TRADIÇÃO Em parceria com alguns dos principais jornais do país, incluindo O Imparcial, Panini distribuirá 1,5 milhão de livros

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 14/03/2018
Horário 10:14
Marcio Oliveira, Jornaleiro Reinaldo Sanches relata expectativa para distribuição do álbum da Copa
Marcio Oliveira, Jornaleiro Reinaldo Sanches relata expectativa para distribuição do álbum da Copa

Boa parte dos brasileiros são apaixonados por futebol e, por este motivo, 2018 é um ano especial e muito importante. Mais uma edição da Copa do Mundo Fifa será disputada. Reunindo as principais seleções, incluindo a brasileira, e competição ocorre na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. Mas a preparação para o evento não acontece apenas no mês que antecede as partidas, começa antes mesmo da convocação dos técnicos para os elencos que representam cada país.

No Brasil, ruas são pintadas de verde e amarelo, lojas recebem mercadorias das seleções e bancas de jornais recebem o tão esperado álbum da Copa. Neste ano, a distribuição do material será feita no próximo domingo, por meio de uma parceria entre os principais jornais do país, incluindo O Imparcial, e a Editora Panini, responsável pelo Livro Ilustrado da Copa do Mundo da Fifa. Participam da ação 40 veículos em todo o Brasil, com distribuição de mais de 1,5 milhão de álbuns e 10 milhões de figurinhas.

Vale lembrar que a distribuição será realizada antes de abrir as vendas para o público em geral, como conta o presidente da empresa responsável, José Marin. “Nos anos do maior evento de futebol do mundo, os brasileiros aguardam ansiosamente para começar a preencher o álbum oficial e trocar figurinhas. E, aqueles que acompanharem os nossos parceiros durante o dia de ação, terão a oportunidade de começar sua coleção antes do início da venda oficial em todas as bancas e pontos de venda. E o melhor, de forma gratuita!”.

José Marin acrescenta que a troca de figurinhas nesta ocasião se tornou tradição do povo brasileiro, apaixonado pelo esporte. A colocação como algo tradicional no país é reforçada pelo gerente de marketing de O Imparcial, Alberto Deodato. “O hábito de completar o álbum e colecionar as figurinhas dos campeonatos de futebol e, em especial, da Copa do Mundo, é tradicional em todo o país”, comenta.

 

“Desde antes de iniciarmos a divulgação, muita gente já estava entrando em contato com o jornal pra saber se distribuiremos o álbum”

Alberto Deodato,

gerente de marketing de O Imparcial

 

Troca de Figurinhas

Em Presidente Prudente, a tradição é bem explicada pelo jornaleiro da Banca do Tênis, Reinaldo Sanches Goulart. “Desde 2006 preparo uma bancada para a troca de figurinhas. Além de ser uma opção para gastar menos, o ambiente se torna maravilhoso, pois acontece uma relação gostosa, de família. Já vi mães com bebês no carrinho fazendo troca de figurinha. É um momento muito bom, vem pessoas de seis aos 60 anos aqui”, afirma. Na copa de 2014, que foi realizada no Brasil, Reinaldo lembra que a euforia foi tanta que a troca de figurinhas foi feita no salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com correria o dia todo. “Quando deu umas 19h, 20h, tive que pedir para o pessoal ir embora para eu poder descansar”, conta.

A procura pelo álbum ocorre desde o final de 2017 e, por este motivo, o jornaleiro fez uma lista com mais de 40 nomes dos interessados em adquirir o álbum já no domingo. “Eles sabem que aqui é um ponto forte para isso, por isso vêm perguntar quando chega porque querem muito. A maioria já sabe da parceria da Panini com O Imparcial, por isso já anotei nomes e aumentei o pedido para o final de semana. Tem muita gente atrás”, revela o vendedor. Por conta do álbum, ele afirma que o aumento nas vendas em sua banca também é notável. “Não tenho em números de quanto seria este aumento, mas nós falamos que a Copa é o nosso ‘Natal”, temos um ‘Natal’ a cada quatro anos”.

E essa procura não acontece apenas nas bancas da cidade, mas também no próprio local onde é produzida cada edição do jornal. “Desde antes de iniciarmos a divulgação, muita gente já estava entrando em contato com o jornal pra saber se distribuiremos o álbum”, relata gerente de marketing de O Imparcial.

A tradição é tanta, que além de ser aquele que se envolve em todas as compras de álbuns e figurinhas durante o evento, Reinaldo Sanches é também um apaixonado por este momento. “Sou colecionador de álbuns também. Tenho vários guardados. Estão na casa da minha irmã, outra pessoa que também tem a tradição de fazer coleções”, cita.

 

Expectativa

Em relação a expectativa do evento em si, o jornaleiro destaca sua expectativa para uma certa “revanche” do time brasileiro nesta próxima edição da Copa do Mundo. “Em conversa com outros torcedores, o encontro com a Alemanha seria ideal. Onde devolveríamos com juros e correções aquele resultado de 2014”, comenta, fazendo alusão aos 7 a 1 do time alemão diante da seleção brasileira na Copa de 2014. Reinaldo Sanches, apesar de torcer pela recuperação do jogador Neymar, conta que não tem jogador favorito. “O grande número de torcedores foca no conjunto que está na seleção. Não é mais apenas um jogador ou outro, o coletivo que o Tite montou que vai dar certo”, vislumbra.

Publicidade

Veja também