“Jiu-jitsu para mim é um estilo de vida”

Hemerson Ricardo Navarro, lutador

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 13/11/2019
Horário 06:33
Cedida - Navarro soma 5 títulos mundiais, mas destaca como maior conquista a de ser reconhecido como bom professor
Cedida - Navarro soma 5 títulos mundiais, mas destaca como maior conquista a de ser reconhecido como bom professor

Natural de Paraguaçu Paulista, lutador que viveu em Presidente Prudente de 2000 até um ano e sete meses atrás, quando então foi embora para os Estados Unidos da América, Hemerson Ricardo Navarro fala sobre sua carreira no jiu-jitsu, referências no esporte e como a modalidade abriu portas e ofereceu tanto a ele quanto a sua família e alunos, melhor qualidade de vida. Ele destaca os cinco títulos mundiais, mas afirma que a maior conquista de todas no mundo esportivo é ser reconhecido como um bom professor.

O que é o jiu-jitsu para Hemerson Navarro?

Jiu-jitsu para mim é um estilo de vida no qual abriu várias portas, como oportunidades de trabalho, conhecimento e amizades.

Quando foi que você se descobriu um lutador? Foi em Presidente Prudente que tudo começou?

Na verdade o grande incentivador de tudo isso foi meu pai José Ricardo Navarro. Ele me colocou para treinar judô quando eu tinha 6 anos e de lá pra cá, nunca mais parei de treinar e competir. Comecei em Paraguaçu Paulista, minha terra natal, com meu mestre Isaburo Suto e, quando adulto, fazia as duas lutas paralelas. Depois me dediquei mais ao jiu-jitsu com o mestre Renato Tavares. Mas tudo começou mesmo com meu pai!

Dentre tantas artes marciais, por que escolheu o jiu-jitsu?

Eu me identifiquei com o jiu-jitsu por ser uma luta mais completa, onde você consegue imobilizar e neutralizar seu oponente, ou seu agressor, de várias formas.

Quais as suas maiores conquistas no esporte?

Minhas maiores conquistas dentro do esporte são os cinco títulos mundiais que conquistei. Mas a maior de todas é ser reconhecido como um bom professor, onde a gente consegue mudar vidas dando mais expectativas como autoestima e mudanças no estilo de vida, como por exemplo, pessoas que fumavam e pararam, ou aquelas que tinham vergonha do corpo e não têm mais, entre outras diversas situações.

A partir de que idade pode adentrar neste universo de luta?

Aqui nos Estados Unidos tenho alunos com 3 anos de idade e não são poucos!

Quais suas referências na modalidade?

Minha referência no jiu-jitsu é meu mestre Renato Tavares, mas tenho algumas pessoas que gosto muito dentro do esporte, como o mestre Barbosa.

Por que foi embora de Prudente? Por que escolheu os Estados Unidos para viver?

Eu tive uma oportunidade de trabalho aqui nos EUA onde fui contratado para ministrar aulas de jiu-jitsu.     Então coloquei na balança as oportunidades e a qualidade de vida que posso ter e oferecer a minha família e meus alunos. E aqui estou abrindo portas...

Qual a importância de introduzir a criança em alguma modalidade esportiva?

A importância de uma criança estar dentro de uma atividade física [esporte] é muito grande, pois disciplina a coordenação motora, o convívio social, trabalha emoções como ganhar e perder e começar tudo novamente, porque no esporte á assim, você ganha e perde. E nas duas pontas você sempre tem que melhorar e começar novamente com erros e acertos.

O que gostaria de ver no esporte que ainda não existe?

Acho que já vi muitas coisas e acredito que tudo está indo para um bom caminho. O que precisa ser melhorado é o ser humano [risos]. Mas devagar chegaremos lá.

 

 

Publicidade

Veja também