HRCPP inicia cirurgias de média e alta complexidade

Segundo a coordenação do Centro Cirúrgico da instituição, as primeiras operações foram uma quadrantectomia de mama e uma prostatectomia videolaparoscópica

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 15/10/2019
Horário 05:29
Daniel Teixeira - Procedimentos realizados são de alta tecnologia, minimamente invasivos; na foto, equipe faz uma quadrantectomia de mama
Daniel Teixeira - Procedimentos realizados são de alta tecnologia, minimamente invasivos; na foto, equipe faz uma quadrantectomia de mama

O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) iniciou ontem as cirurgias de média e alta complexidade e internações parciais. Segundo a instituição, as primeiras operações foram uma quadrantectomia de mama e uma prostatectomia videolaparoscópica. Os procedimentos são de alta tecnologia, logo, considerados minimamente invasivos, fazendo da cirurgia uma intervenção que não agride o paciente, tornando-a menos traumática, minimizando as dores do pós-operatório e os riscos estéticos, e possibilitando a alta hospitalar e o retorno às atividades mais rapidamente.

Segundo o médico urologista e diretor-clínico do HRCPP, Felipe de Almeida e Paula, diante das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul foi decido começar as cirurgias de mama e próstata. No entanto, a unidade já realizava procedimentos de baixa complexidade, que são àquelas ambulatoriais em que o paciente recebe alta no mesmo dia. “Damos mais um passo, pois são cirurgias minimamente invasivas e, que ainda não eram oferecidas. Trago como exemplo a cirurgia prostatectomia. No Estado de São Paulo, nem 10% das unidades oferecem esse tipo de procedimento, por conta do nível de complexidade e equipamentos exigidos. Então, começamos aqui no Hospital do Câncer e os pacientes já estão ótimos”, comenta o especialista.

O diretor-presidente da unidade, Francelino Magalhães, por sua vez, destaca a importância dos novos atendimentos. “É o primeiro passo que damos para o engrandecimento do nosso hospital, mas precisamos de mais apoio das autoridades. A população civil está contribuindo, mas precisamos também do apoio em níveis municipal, estadual e federal, para que possamos alcançar nossos objetivos”, pontua. “Hoje os valores são enormes para o tratamento, principalmente oncológico, mas estamos contentes com o primeiro passo, rumo a um bom atendimento a nossa população”, acrescenta.

Inicialmente, serão utilizados cinco leitos, tendo em vista que a previsão de ampliação estará ligada à demanda e ao custeio desses novos serviços. O custeio desses procedimentos será realizado pelo HRCPP, por meio de recursos arrecadados com doações, eventos beneficentes e campanhas em prol do hospital.

Dentro deste contexto de investimento, Francelino cita que para montar uma equipe profissional com experiência, aparelhos e fármacos, exige uma cifra alto e, que, por este motivo, as contribuições são essenciais. “As despesas para o funcionamento do hospital são mais de R$ 20 milhões por ano. Por isso precisamos dessa colaboração, visto que o hospital é de grande valia para a saúde da nossa região”, reforça.

Foto: Daniel Teixeira

Prostatectomia videolaparoscópica foi uma das primeiras cirurgias realizadas no HRCPP

Publicidade

Veja também