Geração de lixo reciclável é baixa no período de carnaval

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 07/03/2019
Horário 07:00
José Reis - Na coleta seletiva, impacto foi negativo em 15% pós-festa em comparação com dias comuns
José Reis - Na coleta seletiva, impacto foi negativo em 15% pós-festa em comparação com dias comuns

Normalmente, em períodos de festas é comum o aumento no volume de lixo coletado na cidade, mas este carnaval foi bem tranquilo, tanto para a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) quanto para a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), não sendo preciso nenhuma alteração especial no cronograma de trabalho nestes quatro dias da tradicional e maior festa popular brasileira.

De acordo com Marcos Rotta, responsável pelo Setor de Limpeza da companhia, a estimativa é de 30% a mais de lixo pós-carnaval em comparação com os dias normais. “A coleta alternada que é realizada na terça, quinta-feira e sábado, por exemplo, não foi feita na terça, então na quinta colocamos um reforço. Quanto à diária, os trabalhos seguiram normalmente.

Um dos 90 cooperados da Cooperlix, Diego Victor Lopes dos Santos, 25 anos, menciona que ao invés de aumentar o volume de lixo teve foi certa diminuição, uma média mais ou menos de 15%. “Na segunda fizemos a coleta normal, com suspensão na terça, por conta do ‘feriado’. No restante dos dias foi tudo normal. Trabalhamos normalmente”, expõe.

Opções de folia

Além de muitas famílias optarem por viajar no período de carnaval, diminuindo a quantidade de lixo em suas residências, neste ano a cidade não contou com o carnaval de rua, ou seja, com o desfile das escolas de samba prudentinas. Basicamente a festa popular se restringiu ao Parque Ecológico da Cidade da Criança, que ofereceu ao público várias atividades durante os dias da festa.

No sábado, a prainha do Balneário da Amizade foi reaberta, após um ano interditada e para marcar o acontecimento a Rádio 101 FM em parceria com a Prefeitura de Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Setur (Secretaria Municipal de Turismo) promoveram uma tarde com show sertanejo, DJ’s, abadás, sorteio de prêmios e minitrio elétrico para animar o público que compareceu ao evento.

Publicidade

Veja também