José Reis

Foto:  José Reis

Tatti Maeda, Jornalista e publicitária

“Estar no meio digital é um caminho sem volta e a gente precisa estar pronto para isso”

  • 23/07/2019 05:20
  • THIAGO MORELLO - Da Redação

Você sabia que, hoje, as maiores tendências digitais são vídeos e áudios (podcast)? Sabia que para se posicionar no mercado digital independe da localidade e tal ação pode te garantir um retorno melhor do seu negócio? Se você não sabe, a jornalista, publicitária e digital motion, empreendedora, mãe, Tatti Maeda, sabe muito bem de tudo isso e veio a Presidente Prudente para explicar e compartilhar tudo isso e muito mais.

Direto da Fundação Inova, começando hoje e indo até sábado, ela tem três encontros marcados para falar sobre posicionamento digital, habilidades do futuro e LinkedIn, mais especificamente ensinando a decifrar tal plataforma.

Mas antes, Tatti bateu um papo com O Imparcial, onde falou um pouco sobre o mercado, as tendências, dicas e uma breve introduzida do que as pessoas vão poder conferir nos eventos. De quebra, ela ainda analisou a região dentro desse tipo de negócio e importância das mídias sociais. Confira na íntegra:

 

O Imparcial: O que seria um digital motion?

Tatti Maeda: Na verdade é a marca da minha consultoria. Eu trabalhei muito tempo no mercado corporativo. E há quatro anos eu tomei a decisão de me posicionar como consultoria, eu me desliguei, pedi demissão, porque queria viajar mais, ampliar mais o leque, explicar melhor esse posicionamento. Hoje, eu trabalho com a parte estratégica. Eu não crio o post, eu ensino fazer isso. Escolher a voz da marca, estilos de publicação, dependendo do estilo que a marca tem. Enfim, na verdade eu faço um movimento, né, o motion ele vem de movimento, de estar sempre vendo quais são as plataformas novas, o que está prevalecendo, o que está mudando, então digital motion foi uma forma que consegui identificar minha marca.

 

Você mexe com negócios e mídias sociais. E como é trabalhar os dois juntos?

Negócio pode ser desde uma marca, uma empresa, quanto inclusive um profissional liberal, como um dentista, um advogado que não tem uma empresa, mas também precisa de auxílio e é importante no mercado.

 

Como os temas das palestras que você vai apresentar se conversam entre si?

A palestra, que fala do posicionamento digital, trata de um modo geral, trazendo mais informações sobre tendências que estão acontecendo, quais as maiores situações que os negócios já estão passando. Enfim, é uma palestra mais genérica e abrangente para que todo mundo consiga se conectar com a importância de começar a tentar estudar mais, imergir mais em alguns tipos de recursos. O primeiro workshop, “Habilidades do Futuro”, a gente vai treinar quatro habilidades que fazem parte de 10 que o Fórum Econômico Mundial elencou como essenciais para qualquer profissional que queira ter a chance de se recolocar em um emprego, em 2020. Então, eu escolhi as quatro principais, que são: liderança, negociação, gestão de tempo e linguagem verbal e não verbal. E no workshop “Decifrando o LinkedIn” eu vou ensinar as pessoas a utilizarem a plataforma, mostrando campos que, se você preencher, já te dá uma presença melhor na plataforma.

 

Há uma impressão de que o LinkedIn está sendo mais utilizado pelas pessoas e empresas. Por que isso ocorre?

Não é só uma percepção. De uns cinco ano para cá, o LinkedIn resolveu se reposicionar no mercado, porque naturalmente ele era visto como uma plataforma de currículo. Toda mídia social quer que as pessoas fiquem dentro da plataforma, porque é ali que elas fazem a venda da publicidade. Uma plataforma não quer que você entre no Facebook, por exemplo, e compartilha um link do YouTube, tirando você de lá. Por isso o engajamento ao compartilhar links é baixo. E o LinkedIn não tinha isso, porque era tudo estático. Eles têm feito alguns ajustes no sentindo de mudar isso. Já está mudando.

 

A região tem um potencial para trabalhar com negócio e mídias sociais ou isso independe de localidade, mas sim do posicionamento?

O que eu vejo aqui em Prudente é uma falsa sensação de que as coisas não acontecem porque as pessoas estão longe das capitais, onde historicamente possuem mais oportunidades. Mas não, de modo geral, hoje é possível você estar no local e atingir global. Temos E-commerce, por exemplo, e você precisa saber se posicionar. O recurso digital é pra todos e pra tudo, basta querer fazer, pois existem ferramentas digitais que possibilitam isso. E estar no meio digital é um caminho sem volta e a gente precisa estar pronto para isso, independente da localidade.

 

BOX

AGENDA

 

Hoje - às 19h - Grátis

Palestra: “Presença digital: o que é e porque você precisa dela”

Objetivo: Apresentará uma visão geral dos movimentos de transformação no mundo, em camadas de negócios, sociais, educação, saúde, mobilidade e outros; para despertar no público a necessidade de inclinar esforços e dedicação voltadas para as práticas deste cenário macro e do futuro.

 

Quinta-feira (25/07) - às 19h - Pago

Workshop: “Habilidades do Futuro: como se preparar?”

Objetivo: Ajudar a desvendar habilidades ligadas a aspectos socioemocionais; facilitar, através de práticas pontos que norteiem a auto liderança; ferramentar com insight's práticos a gestão do tempo; treinar oratória para pitch de vendas; e nortear pontos essenciais para presença digital.

 

Sábado - 9h às 12h - Pago

Workshop: “Decifrando o LinkedIn”

Objetivo: Apresentar a plataforma destacando pontos essenciais a serem preenchidos para obter melhor perfomance no perfil. E ao final da palestra o público terá um bom overview e real compreensão da importância de utilizar o LinkedIn como a vitrine profissional da própria jornada! Seja para alcançar um novo emprego, seja para se posicionar como profissional liberal.

 

As inscrições e mais informações sobre os eventos podem ser conferidas no site da Fundação Inova: https://www.inovaprudente.com.br