Encontro na Unoeste debate eficácia das dietas ao organismo do indivíduo

Conferência visa falar sobre as diversas vertentes em relação às atividades físicas e saúde, e como essas variáveis podem interferir tanto na vida de um indivíduo

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 12/05/2019
Horário 07:10
José Reis: Conferência ocorreu na manhã de ontem, na Unoeste, e debateu atividades físicas e saúde
José Reis: Conferência ocorreu na manhã de ontem, na Unoeste, e debateu atividades físicas e saúde

O doutor em Nutrição Experimental, Antonio Herbert Lancha Júnior, mais conhecido como professor Lancha Jr, esteve em Presidente Prudente na manhã de ontem para uma conferência na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), cuja intenção foi a de falar, principalmente, sobre as diversas vertentes em relação às atividades físicas e saúde, e como essas variáveis podem interferir tanto na vida de um indivíduo comum quanto na de um atleta. “As famosas dietas, por exemplo, e que sabemos que não funcionam são parte da abordagem”, lembra o palestrante. Segundo o professor de Educação Física da instituição e organizador da conferência, Jair Garcia Junior, a iniciativa possui o objetivo ainda de desmistificar tabus.

O pesquisador que se tornou referência em nutrição aliada ao metabolismo e fisiologia, à reportagem, conforme noticiado, informou que a abordagem na manhã de ontem envolveu dois temas que englobam três temáticas em cada um: a nutrição nas redes sociais e dietas da moda; aspectos atuais da nutrição, alimentos funcionais e saúde; e microbiota e seu papel, regulação e consequências para saúde. “Além disso, há uma abordagem sobre nutrição para o atleta de academia; alimentação para o treinamento e para recuperação; e suplementos nutricionais e sua real necessidade”.

Ele recorda ainda que atualmente um dos assuntos que mais se falam são as dietas e que ao longo dos últimos 32 anos, constatou-se, a partir de estudos, que nenhuma nação conseguiu reduzir seus índices de obesidade, sendo que no mesmo período existiram milhares de dietas milagrosas. “Ou seja, elas não funcionam como prometem e ainda colocam o alimento como um inimigo das pessoas”, lembra.

Para o organizador do evento, a escolha do profissional se deu pelo destaque que ele tem ganhado nos últimos tempos nas redes sociais, já que dentre os assuntos mais buscado pela população está a nutrição. “A alimentação tem algumas orientações gerais, mas, certamente, tem as especificidades de cada um. O que o Lacha faz é desmitificar práticas, como: tomar água com limão, fazer jejum, dietas sem glúten ou lactose ou as que cortam carboidratos. Não é isso que faz emagrecer, mas sim o balanço energético do indivíduo”.

A educadora física de 31 anos, Mayara da Silva Dutra, 31 anos, soube através de amigos da conferência e afirmou à reportagem que decidiu participar com a intenção de saber como está o mercado e estar dentro das novidades. “O conteúdo abordado por ele é riquíssimo. Sobre as dietas, costumo dizer que cada um deve conhecer suas limitações, seu organismo e não deixar de buscar uma ajuda profissional”.

 

 

Saiba Mais

Lancha Jr possui sólido conhecimento em nutrição aliada ao metabolismo e fisiologia por suas experiências como professor, pesquisador, palestrante e autor de livros. Leciona na USP (Universidade de São Paulo) há mais de 30 anos; é professor visitante da Tuft University, nos Estados Unidos; professor convidado do Agro Paris Tech, na França; e bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

 

 

Publicidade

Veja também