Encontro discute segurança em escolas da região

Representantes do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior e da Diretoria de Ensino da Região de Prudente levantaram pontos que podem levar a futuras ações

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/03/2019
Horário 07:00
Polícia Militar - Encontro ocorreu na sede da Diretoria de Ensino da Região, em Prudente
Polícia Militar - Encontro ocorreu na sede da Diretoria de Ensino da Região, em Prudente

Ontem, policiais militares do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) e representantes de unidades escolares que compreendem a Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, participaram de um encontro na sede do órgão de ensino para discutir as melhorias na questão da segurança nas escolas estaduais situadas nas áreas de atuação das duas instituições. Apesar de a parceria já contribuir para a segurança das unidades, a reunião serviu para que a integração seja ainda maior, por meio da troca de ideias e possíveis ações que possam ser desenvolvidas entre militares, funcionários e alunos.

O evento foi presidido pelo comandante interino do 18º BPM/I, major PM Carlos José Olivetti Fernandes, e pela dirigente regional de Ensino, Naíde Videira Braga. De acordo com o batalhão, o comandante apresentou o trabalho dos militares, por meio do planejamento tático, que colhe informações através de ferramentas inteligentes, bem como pelos diversos tipos de policiamento previstos nas diretrizes da Polícia Militar, dentre eles o programa de Radiopatrulha, Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), Força Tática e Ronda Escolar.

No último, segundo a corporação, foi dado ênfase às escolas onde se apresentam “situações pontuais”, que contam com o apoio das outras modalidades de policiamento para abranger todos os estabelecimentos de ensino. “Neste contexto está incluído o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas], programa desenvolvido pela Polícia Militar. Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, leva aos alunos da 5ª série ensinamentos para a luta contra as drogas e violência”, pontua a corporação. Na área de abrangência, 123 unidades são contempladas.

Ações futuras

Para Naíde Videira Braga, dirigente da Diretoria Regional de Ensino da Região de Prudente, o encontro visa mais aproximação entre a unidade e os policiais militares. “Muitas dúvidas foram sanadas, assim como sugestões que puderam ser repassadas, que servem como possíveis procedimentos que podem ser tomados para fazer com que o trabalho de segurança esteja cada vez mais próximo das escolas, sempre respeitando este espaço”, pontua a dirigente.

Após o encontro de “estreitamento da parceria”, a representante estima que unidades solicitem ações, como palestras aos alunos, que envolvam a questão da segurança. “Pode ser que também ocorram visitas dos policiais aos professores, para mostrar que estão à disposição para ajudar nesta parceria, quando poderão desenvolver juntos projetos para melhorar o relacionamento”. De acordo com os militares, comandantes de companhias da área manterão contato com diretores escolares para a busca conjunta de melhorias, inclusive, com o envolvimento de outros órgãos da rede de proteção social.

Publicidade

Veja também