José Reis - Atendimento aos consumidores é efetuado no Cejusc pelo Procon, Fundação Procon e OAB

Foto: José Reis - Atendimento aos consumidores é efetuado no Cejusc pelo Procon, Fundação Procon e OAB

ATIVIDADE CONJUNTA

Em diversas ações nesta semana, parceiros orientam consumidores

  • 12/03/2019 08:00
  • GABRIEL BUOSI - Da Redação

Não é difícil encontrar situações ao longo do dia a dia que colocam a população no lugar de consumidora. Mesmo sendo uma prática corriqueira e justamente por representar algo comum é que as pessoas esquecem que as mais simples atitudes, como comprar um pão na padaria, possuem direitos e deveres para ambas as partes que participam deste processo. Justamente com a intenção de tirar dúvidas sobre este consumo é que o Procon municipal, a Fundação Procon e a Comissão do Direito do Consumidor da 29º Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente realizam a Semana do Consumidor, com orientações sobre este processo e que ocorrem na sede do Cejusc (Centro Judiciário de Conciliação), das 14h às 16h, que fica no Poupatempo. Não é preciso inscrição prévia para receber as orientações e outras atividades devem ocorrer simultaneamente à ação, como palestras, até sexta-feira.

De acordo com a coordenadora do Procon, Mariane Bezerra Furuzawa, a ação se dá já que no dia 15 é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, e pela necessidade que as entidades organizadoras viram em relação à tirada de dúvidas sobre o tema. “A gente tem sempre que pensar na educação sobre o consumo, pois, desta forma, teremos consumidores conscientes de suas ações, direitos e deveres”, informa. Ela informa que os atendimentos ocorrem de forma presencial no Cejusc, que fica no Poupatempo, mas no andar abaixo do atendimento principal, que tem acesso pela escadaria ao lado do elevador adaptado.

Mariane lembra que não é necessário nenhum tipo de inscrição prévia e ressalta também a não necessidade de existência prévia de algum problema de consumo, já que os moradores podem buscar também a orientação denominada de prevenção, quando há a busca de informações e que podem evitar problemas futuros. Já conforme a presidente da Comissão do Direito do Consumidor, Lígia Vergo, diversas serão as orientações prestadas pelos advogados participantes e que farão uma rotatividade para o atendimento. “Serão orientações que vão identificar possíveis problemas e mostrar como lidar com a situação. Além dos atendimentos aqui no Cejusc, contaremos ainda com uma programação composta por palestras [veja o box de serviços] que tratam os direitos básicos do consumidor e tudo de graça, sem a necessidade de inscrição prévia”, salienta.

AGENDA

Semana do Consumidor

- Orientações à população

Local: Cejusc do Poupatempo de Presidente Prudente

Horário: 14h às 16h

Atendimento: Até sexta-feira

Endereço: Avenida Brasil, 1.383 – Vila São Jorge


- Palestra: Direitos Básicos do Consumidor

Local: Fraternidade São Damião

Dia: hoje

Horário: 19h30

Endereço: Rua Arthur Jorge Gazzi, 439 – Jardim São Gabriel

 

- Palestra: Consumidor Digital e a Publicidade Dirigida às Crianças

Local: Casa da Advocacia

Dia: Sexta

Horário: 19h

Endereço: Rua Dr. João Gonçalves Foz, 885 – Jardim Marupiara