“Drive thru” da vacina é sucesso em Prudente

Iniciativa proporcionou imunização contra a gripe, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para aproximadamente mil pessoas do grupo prioritário

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 26/03/2020
Horário 06:08
Adriano Kirihara/Cedida - Fila de veículos para a vacinação
Adriano Kirihara/Cedida - Fila de veículos para a vacinação

“Foi um sucesso”. Foi com esta frase, e com a sensação de dever cumprido, que a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente, Elaine Bertacco, iniciou a entrevista para este diário sobre a manhã de vacinas do chamado “drive thru”. A iniciativa ocorreu no estacionamento do Prudenshopping e proporcionou a imunização contra a gripe, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para aproximadamente mil pessoas acima de 60 anos.

A ação vacinou as pessoas dentro dos carros, como forma de evitar aglomerações nas unidades de saúde, por causa da preocupação com o Covid-19. Para Elaine, a felicidade se dá justamente porque inúmeras foram as campanhas de vacinação em que os grupos prioritários ignoraram o chamado e não compareceram. “Imaginávamos que teríamos uma grande procura, mas não sabíamos que seria tão grande assim”, pontua. O sucesso da iniciativa, que trouxe sensação de segurança aos participantes, foi percebido pelo término das doses disponíveis antes mesmo das 12h, sendo que a iniciativa ocorreria até 16h.

“Mesmo tendo recebido 12 mil doses, o município as distribuiu entre as unidades de saúde, a ação do shopping e os hospitais da cidade”, por isso, a partir de hoje, poucas serão as salas de vacina que terão o produto em estoque. Até o fechamento desta matéria, não havia uma previsão de nova entrega das vacinas ao município de Prudente. A campanha, no entanto, segue até 22 de maio. “Nós estamos trabalhando pela população, e esperamos que todos fiquem em casa”, pontua Elaine.

AÇÃO SEMELHANTE

EM PIRAPOZINHO

A Prefeitura de Pirapozinho, por intermédio da Divisão Municipal de Saúde, realizou a vacinação contra influenza em pessoas acima de 60 anos, dentro do próprio carro, ontem, na Praça Manoel Marques Silva. Conforme a administração, a movimentação foi grande no local, haja vista que as pessoas que não possuem veículos também puderam comparecer para serem imunizadas.

O município recebeu do Ministério da Saúde mais 1.080 doses da vacina, que foram encaminhadas ao Distrito de Itororó do Paranapanema e utilizadas nesta ação em Pirapozinho.

Publicidade

Veja também