Diocese de Prudente suspende visita a idosos e doentes

Pastoral comunicou a decisão ontem, com o intuito de promover a prevenção do público contra o coronavírus

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 14/03/2020
Horário 04:01

Na doutrina que rege a Igreja Católica, um dos sete sacramentos se resume à “unção dos enfermos”, momento dedicado à atenção e acompanhamento de pessoas que estão debilitadas da saúde. Na Diocese de Presidente Prudente, esse trabalho é realizado frequentemente pela Pastoral da Saúde Diocesana, destinado a assistir aproximadamente mais de 1 mil pacientes em hospitais. Pois essa também é a quantidade de pessoas que deixarão de ser acompanhadas, uma vez que a congregação regional suspendeu todas as visitas. A medida foi impulsionada com o intuito de promover a prevenção contra o coronavírus, o Covid-19, que avança cada vez mais no mundo e no país.

A recomendação diocesana atinge também o trabalho feito com idosos, em casas de repousos, que não necessariamente possuem alguma doença, e deve durar até a Páscoa, 12 de abril. “É praticamente um mês de resguardo dessas atividades. Mas nada impede que esse tempo aumente. Nós vamos observar o desenvolvimento do vírus, principalmente aqui na nossa região”, esclarece a coordenadora diocesana da Pastoral, Helena Corrêa Cassiano.

Ela frisa e reafirma, com muita precisão, que a alternativa foi tomada em vista de proteger o público já enfermo de outras complicações, e trazer mais segurança aos idosos, grupo populacional mais debilitado e também o mais atingido pelo vírus no mundo. “O objetivo é cuidar da vida dos agentes, idosos e enfermos, bem como proteger a sua integridade da concepção até a morte natural”, afirma Helena.

O número de pacientes apresentado é formado, segundo a coordenadora, pela quantidade de leitos visitados periodicamente nos principais hospitais da região, localizados em Prudente: HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (500); Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira (100); Hospital Iamada (120); Hospital Nossa Senhora das Graças (120); e Santa Casa de Misericórdia (350). São quantidades estimadas, lembra Helena.

O número pode ser maior e chegar a pouco mais 5,5 mil pessoas, caso a Pastoral opte por também suspender as visitas domiciliares. De acordo com a representante, uma reunião foi agendada para amanhã, a fim de traçar se essa medida também será executada, seja total ou parcialmente.

A atual suspensão foi feita por meio de um comunicado, uma espécie de carta, assinada pelo padre Marcos Paulo Cestare de Souza, que é o assessor eclesiástico da Pastoral. Contudo, cabe lembrar que essa não é a primeira medida da igreja. Recentemente, como noticiado por este diário, a instituição também decretou que o ato de tomar a comunhão direto na boca.

REUNIÃO COM

MUNICÍPIOS

A medida veio no mesmo dia em que o DRS-11 (Departamento Regional da Saúde-11), com sede em Presidente Prudente, realizou uma reunião com gestores municipais, para repassar sete “macromedidas” pensadas pelo Centro de Contingência do Coronavírus, coordenado pelo infectologista David Uip, na capital paulista.

Conforme o Estado, a lista inclui criação de novos leitos SUS (Sistema Único de Saúde); compra de kits diagnósticos; aquisição de respiradores; reforço nos estoques de insumos hospitalares; esquema especial de gestão de leitos; treinamento de serviços de saúde para ativação de protocolo único de atendimento; e recomendações específicas para prevenção e atendimento aos idosos.

Publicidade

Veja também