Delegacia Fluvial de Epitácio comemora aniversário de 30 anos

Programação teve início no começo da semana e segue até 27 de março, com atividades de competições que levam à interação entre os militares e a comunidade 

VARIEDADES - ROBERTO KAWASAKI

Data 24/02/2019
Horário 09:00

“Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria”, este o trecho inicial da missão designada à Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, que comemorou ontem aniversário de 30 anos de existência na cidade. Subordinada ao comando do 8° Distrito Naval, sediado em São Paulo (SP), a unidade preparou uma programação especial para a data de elevação, que teve início no dia 17 de fevereiro e seguirá com diferentes atividades até o dia 27 de março. Os eventos possibilitam a participação do público e de militares que estejam aptos a competirem em atividades esportivas. Ontem, cerimônias ecumênica e militar foram sediadas na sede da delegacia, e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade.

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio está localizada na hidrovia Tietê-Paraná, e atua em 146 municípios nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Fundada em 23 de fevereiro de 1989, passou por um longo período histórico que teve início em 1946, ano em que a Marinha Brasileira instalou representantes em Epitácio, conforme informações do acervo histórico da unidade. “Dada a localização geográfica da cidade e seu ponto estratégico, a Marinha instala a Capatazia da Capitania dos Portos do Rio Paraná. Seu funcionamento se deu até 14 de outubro de 1948, quando foi criada a agência da capitania dos Portos do Rio Paraná, subordinada à Capitania de Santos”, pontua o documento.

Já em 23 de fevereiro de 1989, a agência foi elevada à categoria de delegacia e, em 27 de dezembro de 1994, a Delegacia da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo em Epitácio, passou a denominar-se Delegacia da Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná, subordinando-a à Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná. Só mais tarde, em 1997, que recebeu a denominação de Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio.

 

Programação festiva

A fim de celebrar o processo histórico pelo qual passou, bem como os trabalhos que foram efetuados pelos militares, a unidade preparou a programação festiva para a participação de policiais e sociedade. Passeio ciclístico na Orla, exposição dos meios operativos da delegacia, campanha educativa de segurança da navegação e palestras para alunos de escolas, marcaram a semana de comemorações. De acordo com o setor de imprensa da unidade, hoje, está programado para ocorrer a competição de natação na Prainha da Orla, com percurso de 500 metros, bem como passeio de caique. O evento é livro ao público.

No dia 27 de março, quando Presidente Epitácio comemora 70 anos, a delegacia realizará competições náuticas de cunho ecológico, com competições de regatas.  A Regata de Caiaque terá um percurso de aproximadamente 3 km, saindo da Prainha até a Ilha. Por sua vez, a Regata de Stand-up será de aproximadamente 1 km. Na ocasião, todos os participantes, acima de 18 anos, serão premiados com medalhas, e os mais bem colocados, com troféus. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de março na sede da delegacia.

Publicidade

Veja também