Cultura viva em Álvares Machado

Alunos da creche Recanto do Amanhecer participam da 1° Mostra Cultural, na qual, apresentações lembraram a história do município aniversariante, além de conhecidos contos de fadas

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 30/11/2019
Horário 05:20
Paulo Miguel: Pais e parentes assistem às apresentações da 1° Mostra Cultural
Paulo Miguel: Pais e parentes assistem às apresentações da 1° Mostra Cultural

Hoje faz 103 anos de fundação a cidade de Álvares Machado, a vizinha mais próxima de Presidente Prudente, e que carrega consigo traços característicos da história. Um pequeno garoto é o fundador, Manoel Francisco de Oliveira, outras crianças são os colonos japoneses que chegaram ao pequeno vilarejo ainda no início do século passado. Essa é uma breve sinopse de uma das apresentações realizadas ontem na creche Recanto do Amanhecer, localizada no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado.

A creche é mantida pela Sociedade Civil Lar dos Meninos e conveniada à Prefeitura de Álvares Machado. As crianças tiveram o ônus de mostrar um pouco da história do município e outras apresentações ao prefeito Roger Fernandes Gasques (PSDB) e fizeram com êxito. “Eu acho que a melhor forma de comemorar é incluir e socializar as crianças, essa é a proposta da Secretaria de Educação”, destaca Roger. Ele afirma que atividades do tipo foram realizadas na cidade durante toda a semana. “Ocorreu o Festival de Bandas e Fanfarras, Mostra Cultural nas escolas públicas do município, apresentação da orquestra do Projeto Guri e o concurso a Mais Bela Voz Estudantil”, completa.

UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

De acordo com a diretora da creche, Luciana do Carmo Garcia, 43 anos, “as apresentações musicais são um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade”. Ela afirma, ainda que poder apresentar para as famílias uma pequena parte do trabalho desenvolvido durante o ano letivo é um dos principais objetivos desta, que é a 1° Mostra Pedagógica realizada pela creche.

“Ele sempre, quando venho busca-lo, diz que o dia foi super divertido, aí você já  vê a construção de um futuro brilhante”
Raquel Aparecida Carvalho Silva

Raquel Aparecida Carvalho Silva é mãe de Davi Luis Ederli, o garoto se apresentou no teatro da Chapeuzinho Vermelho”. A mãe estava “sem palavras para descrever a emoção”. Ela faz questão de agradecer as educadoras pelos trabalhos que vem realizando junto às crianças. “Ele sempre, quando venho busca-lo, diz que o dia foi super divertido, aí você já  vê a construção de um futuro brilhante”, destaca Raquel.

Ela não foi a única “surpresa”. Todos os pais presentes para prestigiar as apresentações demonstraram em largos sorrisos a satisfação de ver os filhos se apresentando com êxito e homenageando a terra onde vivem.

 

Publicidade

Veja também