José Reis - Comerciantes se prepararam para receber os consumidores

Foto: José Reis - Comerciantes se prepararam para receber os consumidores

DIA DAS MÃES

​​​​​​​Comércio espera vendas 10% maiores neste ano

Lojistas preparam os estoques e criaram promoções; na sexta-feira, lojas da área central de Prudente ficam abertas até às 22h e, no sábado, fecham às 17h

  • 07/05/2019 08:00
  • WEVERSON NASCIMENTO - Da Reportagem Local

No domingo é comemorado o Dia das Mães, segunda data comemorativa mais importante para o comércio, que só perde para o Natal em volume de negócios. Por este motivo, as lojas prudentinas se preparam para a data, aumentando os estoques e atraindo os clientes com promoções. Neste ano, os comerciantes esperam aumento de até 10% nas vendas em relação ao ano anterior. O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, relata que para o lojista, o mês é sempre próspero e o faturamento pode ser até 40% maior em relação a outras datas do ano.

Segundo o gerente de vendas da Tanger, Márcio Fidencio, 45 anos, historicamente, no período, existe um fluxo maior de vendas. Ele ressalta que o movimento em relação às compras inicia-se sempre a partir do primeiro dia do mês. Em nível de perspectiva, mesmo com o mercado em crise, o gerente espera aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado. “Por vezes, a pessoa vem do começo do ano com investimentos mais modestos devido aos impostos, e quando chega o mês das mães, o comerciante tem o consumidor livre de pagamentos, de prestações, onde existe uma maior inserção de dinheiro no setor”, declara.

A gerente da PassoMania, Eliana da Silva, 37 anos, considera que a última semana já começou aquecida na procura de produto para o Dia das Mães e que, em relação ao ano passado, aguarda majoração de 10% em vendas. “Para nós, lojistas, é uma data sempre positiva e, por mais que o cliente venha para comprar itens para presentar, acaba sempre levando para ele também.”

Em ambas as lojas, os gerentes declaram que os estoques estão garantidos para a data e que além das promoções, existem também flexibilidades em formas pagamentos, tudo para atrair o cliente à compra.

Neste ano, o Sincomércio em parceria com 80 lojas, realiza de segunda a sábado, a campanha “Mãe, meu Porto Seguro” – que faz com que as pessoas se “animem” para as compras, o que reflete positivamente no comércio, explica o presidente. Em comemoração à data, a cada R$100 em compras, o sindicato oferta um cupom para concorrer a uma viagem para Porto Seguro (BA), com mais um acompanhante, além de um vale-compras de R$ 100, por dia, para ser gasto em uma das lojas credenciadas da campanha.

Hora de presentar

O grande motivo da data é celebrar o amor ao lado de uma pessoa especial, a mãe. Logo, presentear se torna um gesto de carinho. A professora Lucilene Miranda Marques, 38 anos, diz que, neste ano, já adquiriu, de forma antecipada, o presente para sua mãe. Mas segundo ela, é necessário sempre pesquisar para encontrar bom preço e produto. “Eu sempre pesquiso antes nas lojas o que eu posso comprar e depois eu decido o que eu levo”, relatou, ao dizer que o presente nesta data não pode “passar em branco”.

Mas há também aqueles que ainda não compraram, porém, se prepararam para as compras. A agente de saúde Débora Maria Oliveira Lima, 51 anos, explica que deixará para comprar o produto nos dias que antecedem à data, pois considera que os itens estarão com valores mais baixos de forma atrair os clientes. A comerciante e estudante Deise Mara Redivo, 42 anos, que ainda não comprou o mimo para sua mãe, considera que sim, o “brasileiro deixa tudo para a última hora”. “Não adquiri ainda, acho que por questão de tempo, mas vou me programar para comprar”, diz.

Serviço

Para quem deixar para última hora, na sexta-feira, o comércio prudentino ficará aberto até às 22h e, no sábado, até às 17h.