“Combustível” do organismo, comida natural deve ser prioridade no prato

EDITORIAL -

Data 20/10/2018
Horário 05:02

Muitas pessoas não se dão conta que os alimentos que consumimos são o “combustível” para o perfeito funcionamento do nosso organismo. Se rendem aos produtos palatáveis repletos de gordura hidrogenada, sódio, açúcar, corantes e conservantes, como se a conta não fosse chegar um dia. Mas ela chega. E o preço alto a ser pago não se restringe à estética, como vemos na maioria dos casos das pessoas que resolvem mudar a alimentação – além da obesidade, há inúmeras doenças relacionadas ao consumo de produtos alimentícios altamente processados, como hipertensão, diabetes, cânceres, enfim, a lista é longa.

Nenhum alimento deve ser “demonizado”, banido da face da Terra, ou das nossas vidas para sempre. Até porque, ninguém que ama sorvete ou brigadeiro, por exemplo, vai conseguir eliminá-los eternamente. A palavra-chave, portanto, é equilíbrio. É preciso priorizar os alimentos naturais, tais quais a mãe natureza nos oferece. Legumes, frutas, verduras, comida integral, verdadeira, devem ser a base da nossa alimentação. E devemos saboreá-los em refeições deliciosas, aprender a prepará-los de forma que nosso paladar se satisfaça, como faz com produtos processados feitos pelas indústrias para serem atrativos – à custa da nossa saúde, pois, na maioria das vezes, são itens quimicamente produzidos, que não são metabolizados pelo nosso organismo.

É possível sim comer aquele doce predileto, aquela refeição não tão saudável, mas que nos remete à infância, gerando conforto à nossa alma. Mas é preciso moderação. Fritura e açúcar em excesso, por exemplo, não podem fazer parte do dia a dia. Como mostrado na edição de ontem por este diário, são muitos os adolescentes e jovens com sobrepeso, que têm sua saúde e autoestima afetadas, e sonham com uma transformação. Mas, é preciso dar o primeiro passo. Cuidar da alimentação e se dedicar à prática de exercícios físicos certamente promoverão uma melhora muito grande na qualidade de vida. Há coisas na vida, que só nós mesmos podemos fazer pela gente, e priorizar a nossa saúde é a mais relevante delas.

Publicidade

Veja também