​​​​​​​CIDADES - ABRIL

- ANDRÉ ESTEVES

Data 31/12/2019
Horário 03:15
Agente ferroviário Darwins Suarez, 34 anos, cuja família recorreu ao fluxo migratório para o Brasi
Agente ferroviário Darwins Suarez, 34 anos, cuja família recorreu ao fluxo migratório para o Brasi

DIA 1º
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente anunciou a confirmação de 61 novos casos de dengue. Com o número anteriormente divulgado, a cidade somava 145 ocorrências, o que era 262,5% a mais que no ano passado inteiro, quando o município contabilizou 40 registros em 12 meses.

2
O preço dos remédios comercializados em farmácias ficou até 4,33% mais caros, conforme definido pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). Nos estabelecimentos de Presidente Prudente, conforme o setor, a alteração ocorreu de forma gradativa.

3


A Lumen et Fides de Presidente Prudente promoveu, no dia anterior, a 5ª edição da Campanha Azul, que fez alusão ao Dia Mundial do Autismo, lembrado anualmente em 2 de abril. O objetivo foi informar a população sobre o transtorno e diminuir o preconceito causado pela falta de conhecimento.

6
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia anterior, o despacho que determinava o afastamento cautelar do promotor de Justiça André Luís Felício de suas funções pelo prazo de 60 dias. O MPE (Ministério Público Estadual) não se manifestou sobre as motivações que levaram à decisão.

9
O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) promoveu, no dia anterior, um Mutirão de Combate ao Câncer, que visou oferecer atendimentos gratuitos para a população. Neste período, a população pôde ter acesso a testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e atendimento dermatológico e urológico. Nove casos de câncer de pele foram identificados na ocasião.

10
A Câmara de Presidente Prudente aprovou, no dia anterior, o PL (projeto de lei) 784/2017, que obriga treinamento para evacuação de escolas da rede do ensino público e particular. O texto estabelece procedimentos e critérios que possam promover uma saída rápida e segura de alunos, professores e funcionários em caso de alguma situação emergencial ou de iminente perigo.

11
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia anterior e o que antes era uma preocupação da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente se concretizou nos corredores das 28 salas de vacinação espalhadas pela cidade: a baixa procura fez com que profissionais ficassem ociosos em muitos momentos.

11

A empresa vencedora da licitação para a instalação e legalização do sistema de microgeração de energia solar (sistema fotovoltaico) no prédio da Câmara de Presidente Prudente iniciou, naquela semana, a implantação dos equipamentos. O investimento deveria proporcionar uma economia de R$ 1,5 milhão para o município.

11
A visita do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), a Presidente Prudente marcou o início do trabalho da tropa do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior). No total, 285 policiais passaram por treinamentos e, em 32 viaturas, atenderiam às ocorrências de maiores complexidades.

13
Este diário relatou a história do agente ferroviário Darwins Suarez, 34 anos, cuja família recorreu ao fluxo migratório para o Brasil, com destino final em Presidente Prudente, a fim de escapar da crise econômica e política que afeta a vida da população venezuelana.

14
O presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) anunciou, no início do mês, que o país não adotaria o horário de verão em 2019, já que o governo teria constatado uma baixa efetividade na economia de energia. Em Presidente Prudente, a reportagem esteve nas ruas para saber qual a opinião da população e encontrou pessoas divididas entre satisfeitas e contrárias à medida.

18
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) alertou 20 prefeituras da região de Presidente Prudente que estariam em situação de comprometimento das gestões fiscais e orçamentárias por conta do seu desempenho no primeiro bimestre de 2019.

18
A Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente realizou a Missa dos Santos Óleos, que marca a renovação sacerdotal e a bênção dos óleos utilizados no batismo, unção dos enfermos e crisma.

18 


Às vésperas da Sexta-feira da Paixão, a imagem do Cristo Redentor, localizada na Avenida Manoel Goulart, em Presidente Prudente, foi alvo de vandalismo e ficou marcada por manchas de tinta vermelha, tanto na parte frontal, como na traseira.

20 
Em Presidente Prudente, devotos se reuniram no entorno da tradicional figueira do Residencial Jardim São Paulo, no dia anterior, para martelar pregos em seu tronco e fazer pedidos, agradecimentos ou orações. A atividade contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas.

23
A Câmara de Presidente Prudente aprovou um PL (projeto de lei) que torna obrigatória a disposição de banheiros químicos em feiras livres, exposições agrícolas e comerciais, além de eventos públicos socioculturais, de artes e artesanato, esportivos, religiosos e assemelhados. A Prefeitura, por meio de nota, alegou que analisaria o teor para “eventual sanção ou veto”.

24
A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) anunciou que providenciaria uma licitação para a compra de câmeras de monitoramento a serem instaladas em escolas da rede em Presidente Prudente durante o segundo semestre deste ano. A medida foi tomada após parlamentares cobrarem satisfações à Prefeitura sobre a implantação dos equipamentos, o que deveria ocorrer até o final de 2018.

26
A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou a expansão da Zona Azul às proximidades do Poupatempo, Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal e Terminal Rodoviário, que deveria disponibilizar cerca de 230 novas vagas no serviço.

27
A Santa Casa de Misericórdia Presidente Prudente realizou, no dia anterior, a terceira captação de múltiplos órgãos em 15 dias. Desta vez, o doador foi um homem de 44 anos que teve um traumatismo cranioencefálico grave em decorrência de uma queda. Mais de cinco pessoas foram beneficiadas com a doação.

30
Dois municípios da região, Pirapozinho e Presidente Prudente, se tornaram oficialmente pioneiros na distribuição de biometano em todo o país. Na primeira etapa, a intenção era que 230 mil pessoas fossem beneficiadas com a medida.

Publicidade

Veja também