CIDADANIA EM FOCO

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 17/11/2019
Horário 03:12

Na reta final para o cadastramento biométrico, quatro cidades da região de Pirapozinho ainda não compareceram ao cartório eleitoral. O último levantamento disponibilizado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aponta que na cidade de Pirapozinho, foram cadastrados 15.883 eleitores, dos 20.841, ou seja 76,21%. Em Estrela do Norte, 82,35% dos eleitores foram ao cartório, o que corresponde a 2.109 dos 2.561. Já em Sandovalina, foram cadastrar a biometria, 2.938 eleitores dos 3.534, 83,14%. E Tarabai, também na lista dos municípios com cadastramento obrigatório, cadastrou 4.280 eleitores de um total de 5.616, 76,21%.

PRAZO NO FIM

O prazo termina no dia 29 de novembro. Após a data, quem não comparecer para informar os dados biométricos à Justiça Eleitoral, terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições e terá outras complicações como: não pode participar de concurso público; se for servidor público, não conseguirá sequer receber seu salário; beneficiários de Bolsa Família, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não fizerem o cadastramento podem ficar sem receber os benefícios. Não deixe para última hora. O cartório eleitoral de Pirapozinho fica na Rua Castro Alves, 962, Jardim das Flores.

EDUCAÇÃO EM FOCO

Em plena era digital, em que as distâncias antes encurtadas pelas cartas que ajudavam a levar alento a quem tanta saudade sentia, e que hoje, basta uma chamada de vídeo, ou mensagem via aplicativos de celular para entrar em contato com quem está longe, uma escola de Pirapozinho promoveu uma atividade que despertou interesse de alunos não só por ler e escrever, mas para conhecer uma profissão: Carteiro.

DIA A DIA DO CARTEIRO

Após a leitura do livro “O carteiro chegou”, alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Francisco Rufino Dinello receberam um carteiro na unidade escolar e conheceram a rotina deste profissional, além disso, foram entregues cartas enviadas por familiares e, ao final da atividade visitaram a unidade dos Correios da cidade. Uma oportunidade de valorizar os profissionais que percorrem as ruas das cidades, entregando correspondências e encomendas, e que sempre serão referência quando o assunto é encurtar distâncias, afinal, nada substitui uma carta manuscrita repleta de simbologia.

SAÚDE DO HOMEM EM ROSANA

Novembro é o mês voltado às campanhas de conscientização para a saúde masculina, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e orientar para a detecção precoce de diversas doenças, especialmente o câncer de próstata. Em Rosana, a Secretaria Municipal de Saúde promove palestras nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Amanhã, o evento será realizado na ESF 01 Santa Marina a partir das 8h30; no dia 22, tem palestra na ESF 02 Renascer, também 8h30; e, fechando a programação, dia 28, a ESF 03 Ribeirinhos, realiza a palestra às 18h30 no salão da Igreja Católica do Setor 3. Uma oportunidade para cuidar da saúde. É importante ressaltar que, assim como outros tipos de câncer, se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

SOLIDARIEDADE E MEIO AMBIENTE

Em Pirapozinho, uma campanha realizada pelo Fundo Social de Solidariedade arrecada cartelas de medicamentos vazias. O objetivo é transformar os materiais recicláveis em cadeiras de rodas. As unidades de saúde do município contam com caixas da campanha para recolher as doações da população. Na ESF da Vila Marques, moradores já depositam suas contribuições para a campanha. “Não sabia da campanha, tenho cartelas vazias de remédios em casa, vou contribuir”, conta a munícipe Luzia Maria. As doações serão encaminhadas para uma entidade assistencial que reverterá em recursos financeiros para compra de cadeiras de rodas. Não é somente a ESF da Vila Marques disponibiliza pontos para descarte das cartelas de remédios, todas as unidades de saúde podem receber as doações. Faça a sua parte!

Publicidade

Veja também