​​​​​​​Alunos de escola técnica orientam sobre declaração de IRPF ao Leão

Atendimentos ocorreram na manhã de ontem, na unidade Professor Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, mas movimentação foi “tranquila’, segundo organização

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/04/2019
Horário 06:23
José Reis - Atendimento gratuito ocorreu na manhã de ontem e reuniu alunos e professores da Etec
José Reis - Atendimento gratuito ocorreu na manhã de ontem e reuniu alunos e professores da Etec

Alunos e professores da Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, ofereceram na manhã de ontem atendimento gratuito aos contribuintes que ainda não realizaram a declaração do IRPF (Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física). O atendimento, que ocorreu das 8h às 12h, serviu para sanar dúvidas e orientá-los para que não caírem na malha fina do Leão. Com movimentação tranquila, por causa da aproximação com o fim do prazo, 30 de abril, a organização estimou que os atendimentos não chegassem a 50.

O coordenador do curso técnico em Contabilidade, Leandro Rogério Dias, afirma que a iniciativa surgiu justamente por causa das últimas semanas do prazo, de forma que a ideia foi a de aproveitar o curso, que existe desde 2009, e a época sazonal para a entrega em uma ação de prestação de serviços. “Sabemos que muitos não entregaram ainda por causa das dúvidas que surgem no meio do caminho. Com isso, conseguimos proporcionar a experiência do contato dos alunos com pessoas que futuramente poderão ser clientes”, norteia.

Para a proposta aberta à comunidade e público interno, Leandro esclarece que dentre os atendimentos, as principais dúvidas estão ao redor da necessidade ou não de realizar a declaração do IRPF e como conseguir a restituição naqueles casos isentos da obrigatoriedade. “Se houve retenção na fonte em qualquer época do ano e a pessoa quiser a restituição, ela precisa declarar para que isso seja devolvido, mesmo ela não sendo obrigada por causa da renda. Esse tipo de questionamento é fundamental para que o processo seja o mais fácil possível”.

O aluno do curso de Contabilidade, Jean Lucas Garrido Schaioni, afirma que já está habituado com o assunto, pois atua em um escritório do ramo. “Eu busquei a Etec por saber que era uma oportunidade de me aperfeiçoar e por saber que este é um período de grande procura sobre o tema. Vejo que as pessoas estão preocupadas e querem estar por dentro, mas uma bobeira pode levar à malha fina. O contato com tudo isso é muito importante e fundamental enquanto aluno”, conta.

IRPF 2019

Conforme noticiado por este diário, a Receita Federal estima que, para este ano, 138.009 contribuintes da região realizem a entrega da declaração nos 53 municípios, de forma que o valor representa um acréscimo de 4,2% em relação às entregas feitas no ano de 2018, quando os a região de Presidente Prudente somou 132.442 entregas.

Fica obrigada a prestar contas, a pessoa física que resida no Brasil e que, no ano-calendário de 2018 tenha recebido rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70, ou tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, o município com a maior quantidade de contribuintes é o de Presidente Prudente, com 47.694 pessoas físicas.

 

Publicidade

Veja também