“ADOTE UM QUARTO”

Promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, projeto tem como intenção arrecadar fundos para reestruturar e remodelar leitos da unidade de saúde

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 25/10/2019
Horário 08:15
Miguéias Alves de Oliveira/Cedida - Quarto modelo foi reestruturado para promover qualidade no atendimento aos pacientes do SUS
Miguéias Alves de Oliveira/Cedida - Quarto modelo foi reestruturado para promover qualidade no atendimento aos pacientes do SUS

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio realizou na noite de quarta-feira a inauguração do quarto/enfermaria do SUS (Sistema Único de Saúde), que servirá de modelo para o projeto “Adote um Quarto”, iniciativa que tem como intenção reestruturar os leitos destinados ao atendimento público, com a comoção popular e de instituições privadas. “É uma forma de mostrar que a entidade filantrópica é da população e ninguém melhor do que ela para cuidar e ajudar a melhorar o ambiente hospitalar e tratamento dos pacientes”, comenta o secretário municipal de Saúde, Miguéias Alves de Oliveira.

A unidade conta com 15 quartos, contando já com o inaugurado ontem, e que poderão ser adotados de forma integral ou parcial por parte da comunidade. O custo para que isso ocorra é de aproximadamente R$ 29 mil, distribuídos entre materiais de construção, mão de obra e móveis. “Os quartos adotados passarão por melhorias que permitem a reforma estrutural, com a remodelação de piso, pintura, tubulação de gases medicinais e adequação do banheiro”, informa a unidade.

Além disso, expõe que serão instaladas, por exemplo, novas janelas, para melhor fluidez da ventilação e claridade, poltronas para acompanhante, ventilador de teto, aparelho televisor, ar-condicionado, banheiro com acessibilidade e barras de segurança. Além dos quartos, o secretário de Saúde de Epitácio comenta que o próprio hospital precisa de melhorias na estrutura, como o pronto-socorro e a ala pediátrica, e que não atendem às necessidades da população hoje.

“Precisamos conscientizar o setor privado, por exemplo, pois o recurso que a santa casa recebe hoje é para custeio do serviço - folha de pagamento e insumos, medicação, e não recebemos recursos para estrutura física”. Por isso, ele comenta que atualmente há uma dependência do setor privado e emendas parlamentares para novas obras.

SERVIÇO

No site www.santacasape.com.br a entidade disponibiliza a opção de “Doação Espontânea”. Nesta escolha, o doador poderá contribuir com qualquer valor através da emissão de boleto.

Publicidade

Veja também