“A beleza salvará o mundo”

“A beleza salvará o mundo”, assim profetizou Fiódor Dostoievski. Ele foi um escritor, filósofo e jornalista russo, considerado um dos maiores romancistas da história e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. Nasceu em Moscou no dia 30 de outubro de 1821 e faleceu no dia 28 de janeiro de 1881. Em 1837 fica órfão de mãe e em 1939 seu pai é assassinado. Escritor profundamente religioso, seus romances não só abordavam questões existenciais, culpas, suicídio e estados patológicos, como tinha predileção pelo fantástico, pela sátira e pela comédia.

Algumas frases e pensamentos são marcantes como: “Conhecemos um homem pelo seu riso. Se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente”; “A maior felicidade é quando a pessoa sabe por que é que é infeliz”; “Meu Deus! Um momento de felicidade! Sim! Não será isso o bastante para preencher uma vida?”; “Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?”; “Existe no homem um vazio do tamanho de Deus”; “Deus não consiste na força, mas na verdade”; “Se Deus não existe, tudo é possível”; “Amigos, peçam alegria a Deus, sejam alegres como as crianças e como os pássaros no céu”.

Suas maiores obras são: Crime e castigo, O idiota, Os demônios, Os Irmãos Karamazov, entre outras. Qual o sentido dessa frase que Dostoievsk profetizou? Quem não olhar para o lado belo da vida, belo não permanecerá. O que estamos apreciando ultimamente? Qual é a direção em que estamos indo e olhando? Seguramente não podemos viver sem pão, mas também é impossível existir sem beleza. Beleza é mais que estética, possui uma dimensão ética e religiosa.

Dostoievsk via em Jesus um semeador de beleza. A beleza é um valor em si mesmo. É gratuita e sem interesse. É como a flor que floresce por florescer, pouco importa se a olham ou não. Quem não se deixa fascinar por uma flor que sorri gratuitamente ao universo? Já contemplou a beleza nos desenhos feitos pelas crianças? Elas são talentosas e criativas. Conseguem expressar suas emoções em simples rabiscos. Dizem o que estão sentindo nas cores que escolhem. E os adolescentes, que muitas vezes esboçam poemas e não temos tempo para lê-los.

A arte brota e nos inspira em momentos que menos esperamos. A arte é como os sonhos, a via régia do inconsciente. É na arte e na estética que transcendemos. É na arte que nos expressamos. É na arte que há o encontro do desconhecido em nós mesmos. Quantos pintores como mais um dos seus legados, criaram capelas exibindo suas obras, como Mark Rothko e Henri Matisse. A beleza trás aproximações entre nós e Deus.  Toda arte tem beleza. A pureza está na arte. Se há beleza, há pureza. Põe beleza em sua vida, não fique só no concreto. Emocione e deixe-se emocionar. Então... “A beleza salvará o mundo”.

Publicidade

Veja também