"018 Underground" - Intervenção ao Hip Hop, inicia hoje na Unesp

Evento inédito que será realizado até domingo com uma série de atividades que dialogam com o movimento, começa com sarau e roda de conversa

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 21/03/2018
Horário 09:50
Arquivo Pessoal / Facebook | Fábio Nagate ministra Oficina de Lambe-lambe e estêncil
Arquivo Pessoal / Facebook | Fábio Nagate ministra Oficina de Lambe-lambe e estêncil

Inédito! De hoje até domingo (25), será realizado em pontos estratégicos de Presidente Prudente como no Anfiteatro 1da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Centro Cultural Matarazzo e praças e parques da cidade o “018 Underground – Intervenção ao Hip Hop”. “Faço parte dessa cultura, através do rap desde 1999, com o grupo EXDR [Expressão do Raciocínio]. E, por falta de espaços, na época resolvi criar meus próprios eventos na escola Pedro Tofano de Montalvão. Em 2004, organizei o movimento Hip-Hop Rua, realizado nos bairros da zona norte da cidade. Desde então, estou envolvido, organizando ações com ajuda de parceiros!”, comemora o organizador geral do evento Diogo Santos que é produtor da Lado Norte Produções qual teve o projeto contemplado com o ProAC Editais (Programa de Ação Cultural) com Governo do Estado de São Paulo, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cultura) e apoio do governo municipal, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Vibrante, Diogo enfatiza que apesar da experiência em promover alguns eventos como o Festival do Hip Hop juntamente com a Coordenadoria da Juventude, na Praça CEU da Zona Leste, alguns shows na cidade e parceria com a Secult, por meio do GiraArte. “Poder organizar um evento dessa magnitude, o “018 Underground” é grande demais. Sinto-me realizado por poder representar a cultura hip hop do interior paulista dentro da nossa casa, no Estado de São Paulo”.

De acordo com Celso Aguiar, produtor cultural e um dos membros da Lado Norte “018 Underground” reúne agentes da cultura “hip hop” e busca através desse encontro tornar manifesto suas ações. Uma série diversificada de atividades culturais que dialogam com o movimento. Logo, dar visibilidade aos jovens das comunidades do município em suas instâncias manifestas da cultura e divulgar suas produções, conferindo ao público da cidade e região o reconhecimento de seus artistas locais tão ajustados ao movimento das artes contemporânea e urbana, é o foco principal do evento.

Conforme Celso, o evento tem como objetivo reunir os quatros elementos fundamentais do Hip Hop (MC, DJ, B.Boy e B.Girl, graffiti), abrangendo através dessa realização as suas manifestações por meio das linguagens: música (RAP, discotecagem e freestyle); artes visuais (graffiti e outras linguagens correlatas das expressões urbanas (estencil, tags, etc.); dança (hip hop dance, locking, breaking, popping, krump); literatura (RAP, freestyle, poesia, batalhas de rimas) e somando a cultura hip hop, o conhecimento (atribuído através das relações entre os elementos fundamentais e as linguagens artísticas). Tudo isso será apresentado ao público.

“O principal objetivo do evento é discutir sobre essa cultura que cada dia tem ficado mais forte entre a juventude, despontando como uma atividade do dia a dia das cidades. E pensar como vai se dar esse processo da gestão pública e essa cultura do hip hop que tem se destacado cada vez mais”, comenta Celso.

 

Reunião de grupo

Os produtores salientam que o “018 Underground” surgiu da necessidade de reunir grupos e artistas locais ligados a essa cultura, ajustando nessa realização as suas ações de artes em eventos espalhados por todo oeste paulista e fazendo confluir na realização desse encontro o debate sobre a cultura e conferir uma realização contundente para a divulgação e celebração da cultura e da cultura Hip Hop.

“Reunir esses vários agentes culturais, consonantes às suas críticas sociais e suas qualidades artísticas e prover em um encontro, não somente favorece a visibilidade, como favorece as várias articulações que são próprias da cultura hip hop, no sentido de engajamento, crítica social e nas suas manifestações e representações da cultura urbana e contemporânea”, complementa Celso.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Ação 1: Abertura e Roda de Conversa: A Cultura Hip Hop no Oeste Paulista – Carta aos Municípios

Dia 21 de março, 19h30, Anfiteatro 1 da FCT - Unesp

Mediador: Dr. Nécio Turra Netto

 

Ação 2: Sarau Underground

Dia 21 de março, 21h, Anfiteatro 1 da FCT - Unesp

 

Ação 3: Oficina de Lambe-lambe e Estêncil

Dia 22 de março, 19h, Ateliê do Centro Cultural Matarazzo

Agente: Fábio Nagate

 

Ação 4: Oficina de Grafite e Tags

Dia 22 de março, 19h, Praça Dóbio Zaina

Agente: Joka

 

Ação 5: Oficina de Dança

Dia 22 de março, 19h, Sala 2 do Centro Cultural Matarazzo

Agente: Ruas de Fogo

 

Ação 6: Oficina de Rimas

Dia 22 e 23 de março, 19h, Praça 9 de Julho

Agente: All D – Coletivo Catraca

 

Ação 7: Oficina de DJ e Discotecagem

Dia 22 e 23 de março, 19h, Laje - Centro Cultural Matarazzo

Agente: DJ Mapa

 

Ação 8: Intervenção com B.Boys e B.Girls

Dia 22 de março, 21h, Área de Convivência do Centro Cultural Matarazzo

Agentes: Super Star B. Boys – Eduardo Cordeiro e Diego Cordeiro

 

Ação 9: Oficina de Grafitti

Dia 23 de março, 19h, Ateliê do Centro Cultural Matarazzo

Agente: Leozinho Ruas

 

Ação 10: Oficina de B.Boys e B.Girls

Dia 23 de março, 19h, Sala 2 do Centro Cultural Matarazzo

Agentes: Eduardo Cordeiro e Diego Cordeiro

 

Ação 11: Sarau Underground - Intervenção Hip Hop

Dia 23 de março, 21h, Laje – Centro Cultural Matarazzo

 

Ação 12: Troca de conhecimento

Dia 24 de março, 17h, Parque do Povo (ao lado do Fundo Social de Solidariedade

Agentes: Batalha da Aldeia e agentes da cultura Hip Hop.

 

Ação 13: Batalha do Vale X Batalha da Aldeia

Dia 24 de março, 19h, Praça Oscar Figueiredo Filho (Praça do Vale)

Agentes: Batalha do Vale (MC Ingão e Ávila) e Batalha da Aldeia

 

Ação 14: SLAM Quilombo de Dandara

Dia 25 de março, 18h, Praça Dóbio Zaina

Agente: Coletivo Quilombo de Dandara

 

Ação 15: Intervenção Oficinas

Dia 25 de março, 18h, Praça Dóbio Zaina

Agente: Fábio Nagate - Oficina de Lambe-lambe e Estêncil, Joka e Leozinho Ruas - Oficina de Grafite e Tags, DJ Mapa - Oficina de DJ e Discotecagem.

Publicidade

Veja também