Editorial Festival inunda Prudente de cultura e público deve aproveitar oportunidade

 11/11/2017 10:48:46  -

Eles nos fazem rir, chorar, refletir, se emocionar... Atores, diretores, equipe técnica... artistas! Grupos inteiros que desembarcam na capital da Alta Sorocabana para a 23ª edição do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). Um evento já consagrado, que começou ontem e segue até dia 19, e acolhe espetáculos para adultos, crianças, em teatros ou praças públicas, o que aproxima do público das manifestações cênicas e suas linguagens.

De abrangência nacional, o festival que teve sua primeira edição em 1985 volta este ano, após um ano sem realização, e reúne convidados, grupos selecionados e fomenta a diversidade cultural. Traz ao interior de São Paulo peças cujo acesso seria mais difícil em termos geográficos. Atividades formativas, rodas de bate-papo, oficinas de poesia e fotografia também compõem a programação do evento. Inclui ainda atividades paralelas que reúnem cinema temático, com filmes que tratam em sua linguagem sobre o teatro, além de dança, música e outras ações culturais.

Antes, durante e pós-Fentepp, há abordagens sobre os processos criativos, seus modos de produção, o cotidiano em sala de ensaio e, principalmente o percurso que cada grupo fez na construção do espetáculo que o público já assistiu ou ainda irá assisti-lo no festival. A retirada de ingressos gratuitos ocorre duas horas antes do início das apresentações, sendo o limite duas unidades por pessoa.

Prudente evolui sem cessar em termos de cultura. Há diversidade.á Hpa  Não existe uma semana sequer que não haja oportunidades públicas ou privadas neste nicho. Compondo esta rota, oportuniza aos artistas locais a troca de experiências, bem como à população todos os benefícios oriundos do contato com as manifestações artísticas. A abertura do Centro Cultural Matarazzo e o desembarque, há alguns anos, do Serviço Social do Comércio (Sesc) na cidade, são propulsores deste cenário, que abriu as cortinas aos artistas prudentinos e de outras localidades.

Eventos como o Fentepp são oportunidades para a revelação de talento, intercâmbio cultural, comercial, turístico... É um acontecimento que merece atenção e prestígio de seu público, bem como da administração pública para que haja segurança e qualquer apoio necessário para que haja ordem e qualidade nos serviços prestados. O diálogo precisa ser direto!

Comentário