Um verdadeiro festival de MASSAS

Delícias & Delícias • 29/08/2018 07:00:00

Penne com Salmão

Ingredientes: 500 g de macarrão tipo penne ou de sua preferência, 400 g salmão em cubos e refogado, 1 cebola média, sal a gosto, pimenta branca a gosto, azeite de oliva, manjericão.

Preparo: Tempere o salmão com sal, pimenta branca e azeite, deixe marinar um pouco e reserve. Cozinhe o macarrão al dente. Pique a cebola bem pequena, refogue com azeite e um pouco de sal. Acrescente o salmão e mexa com cuidado para não partir. Coloque o manjericão e o macarrão.

• Não deixe o manjericão cozinhar, pois perde o sabor.

Fetuccine à Parisiense

Ingredientes: 500 g de fetuccine, 1 peito de frango cozido e desfiado, 200 g de presunto, 1 lata de ervilha, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 lata de creme de leite, molho branco.

Molho Branco: 1 cebola ralada, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, ½ litro de leite, aproximadamente, sal, pimenta-do-reino branca, noz moscada.

Preparo: Derreta a manteiga, frite a cebola, adicione a farinha de trigo e frite. Junte o leite aos poucos até dar o ponto desejado. Acrescente os temperos.

Preparo: Derreta a manteiga em uma frigideira, coloque o frango, o presunto e a ervilha e refogue. Adicione o molho branco, o creme de leite e junte o macarrão. Coloque num refratário, cubra com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Lasanha Tradicional

Ingredientes: 500 g massa de lasanha,  400 g de mussarela, 400 g de presunto, molho de tomates (ou à bolonhesa), molho branco (opcional).

Preparo: Cozinhar a massa da lasanha em bastante água, sal e um pouco de óleo. Escorrer.

Montagem: Num refratário, colocar uma camada de molho de tomates, massa da lasanha, molho de tomates, mussarela e presunto, molho branco e queijo ralado. Repita as camadas: molho de tomates, mussarela, presunto, molho branco e queijo ralado, etc., terminando com molho de tomates e queijo parmesão ralado. Prepare com antecedência e leve ao forno quente para derreter o queijo e aquecer  lasanha.

Molho ao Sugo: 1 quilo de tomates batidos no liquidificador ou bem picados, ½ xícara (chá) de óleo, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de extrato de tomate ou colorau, 3 xícaras de água, pimenta, sal, orégano ou manjericão, 1 colher (sopa) de açúcar.

 

Preparo: Aqueça o óleo e frite a cebola e o alho. Junte o extrato de tomate ou colorau e frite. Junte os tomates, temperos a gosto, junte água e deixe apurar.

 

Molho Branco: 1 litro de leite, 50 g. de margarina, 3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo, sal, pimenta do reino branca, noz moscada, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão.

Preparo: Derreta a margarina, toste a farinha e acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo. Tempere com sal, pimenta-do-reino branca e noz moscada. Acrescente o queijo ralado.

SOPA, o prato que hidrata

Um dos pratos mais aconchegantes que existem é a sopa, independente da intensidade do frio. Trata-se de uma tradição surgida na Antiguidade e que hoje recebe muitas variações: sopa, creme, caldo, consomê. Cada versão tem suas características próprias, mas, em comum, trazem calor, energia e conforto a quem aprecia.

São ótimas opções para os dias frios e também no calor, pois existem receitas leves, de fácil digestão e muito saborosas.

Há diferenças na preparação e na constituição dos pratos com líquido. As sopas, por exemplo, podem ser espessas ou claras. As espessas são classificadas de chowder, bisque, cremosa, velouté e purê. As claras são consomé, caldos (também chamados de bouillon) e minestrone.

A chowder é feita com ingrediente engrossante, basicamente a batata.

A bisque é engrossada com arroz ou farinha de arroz.

Na cremosa utilizamos creme de leite (para dar cremosidade).

A velouté leva caldos de carne ou vegetais engrossados com roux, que é uma mistura de farinha de trigo com manteiga.

Já a purê é uma sopa engrossada com o ingrediente principal em forma de purê. Essas são as sopas mais espessas.

Corretamente preparadas, os benefícios das sopas para o organismo são muitos. Devem conter pouquíssima gordura. A correta combinação de ingredientes naturais, como legumes e grãos, fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para uma refeição. Outra vantagem: a sopa é uma maneira de hidratar o corpo com um alimento saboroso.

Sopa de Cebolas

Ingredientes: 5 cebolas grandes, 1 litro de caldo de carne, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino a gosto, queijo ementhal ou gruyére ralado, pão fatiado.

Preparo: Corte a cebola em fatias finas. Refogue-as na manteiga e no azeite até dourar suavemente. Polvilhe aos poucos com farinha, sempre mexendo até dourar. Adicione o caldo de carne e tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque a sopa em sopeirinhas refratárias que possam ir ao forno, acrescente a fatia de pão amanhecido, cubra com bastante queijo ralado e leve ao forno.

nutrição

Todo cuidado é pouco ...

• No supermercado, verifique se os refrigeradores estão gelando os produtos e confira o prazo de validade. Evite comprar itens expostos ao sol, sem refrigeração.

• Alimentos in natura, como vegetais e frutas, devem ser guardados em refrigerador o quanto antes, para evitar que murchem e percam o frescor. Os que não necessitarem de refrigeração devem ser guardados em locais frescos e secos.

• Lave bem frutas e verduras em água potável e tratada e higienize-as com hipoclorito de sódio ou água sanitária, seguindo as instruções do rótulo. Vinagre doméstico não mata os micro-organismos, apenas ajuda a despregar sujeiras.

• Produtos vendidos em embalagens rígidas devem ser mantidos em refrigeração depois de abertos.

Verifique as orientações do fabricante.

• Lave as mãos antes de preparar alimentos ou comer.

• O preparo dos alimentos deve ser, de preferência, imediato, principalmente no caso de alimentos in natura. Procure processar os alimentos na quantidade próxima da que será consumida, evitando sobras. Não deixe alimentos preparados fora da geladeira.

• Lave as latas e garrafas de bebidas com água e sabão antes de abri-las.

• Observe a higiene do lugar onde vai comer.

• Prefira maionese e molhos em saches industrializados. Não coma saladas com maionese tipo “caseira” feita de ovos crus.

• Cuidado com peixes, ostras e frutos do mar. Em temperatura ambiente e sem higiene, podem causar graves intoxicações.

• Todo alimento é uma fonte de cultura por natureza. Basta deixá-lo em temperatura ambiente ou refrigerado de forma inadequada para ocorrer a proliferação de micro-organismos. Ao ingeri-lo a pessoa apresenta intoxicação alimentar.

• Alimentos podem causar tanto intoxicação como infecção alimentar e os tratamentos são específicos. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais prejudicadas e vômitos e diarreias podem levar rapidamente a um quadro de desidratação.

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