Seleção de comidas para as férias

Fáceis, rápidas e muito gostosas

Delícias & Delícias • 18/07/2018 08:30:00

. Foto: Cedida

Pizza de Carne Moída

Parece uma pizza, é tão gostoso quanto, mas não tem massa. A base é de carne moída.

Ingredientes: 500 g de carne moída, 1 pacote de sopa de cebola (creme de cebola em pó), 2 ovos, 2 colheres de sopa de farinha de rosca,  molho de tomate a gosto, 200g de queijo mussarela ralado, 2 tomates.

Preparo: Misture o creme de cebola, os ovos e a farinha de rosca à carne moída. Com as mãos, mexa bem até obter uma massa homogênea. Unte uma forma de pizza com óleo e coloque a carne já misturada com os outros ingredientes como se fosse uma massa de pizza. Leve ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por aproximadamente 30 minutos, ou até assar bem a carne. Com a massa de carne pronta, retire do forno, espalhe o molho de tomate e cubra com o queijo. Para finalizar, tomates em rodelas. Retorne ao forno por 15 minutos ou até o queijo estar derretido. Sirva em seguida. Pode acompanhar arroz e salada.

Frango Cremoso

Ingredientes: 500 g de frango em pedaços (sobrecoxa; peito) sem osso, 2 colheres de sopa de óleo, 2 tomates picados, 1 colher de sobremesa de farinha de trigo, 1 colher de chá (rasa) de páprica doce, 1 cubinho de caldo de galinha,  1 xícara de água fervente, 100 g de creme de leite, 1 colher de sopa de salsinha picada.

Preparo: Aqueça o óleo numa panela e doure o frango de todos os lados. Junte os tomates picados e refogue por 2 minutos. Polvilhe a farinha de trigo e a páprica por cima e mexa bem. Cuide para não empelotar. Acrescente o caldo de galinha dissolvido na água e deixe cozinhar por uns 8 minutos. Junte o creme de leite e a salsinha, misture bem e sirva.

Macarrão Encantado

A combinação de macarrão, cenoura, palmito e frango torna esse prato completo para uma refeição, pois têm alimentos fonte de carboidrato, proteínas, além dos nutrientes fornecidos pelas hortaliças.

Ingredientes: 300 g de macarrão tipo parafuso ou conchinha, 2 colheres (sopa) de queijo amarelo ralado, 1 xícara (chá) de palmito picado, 1 xícara (chá) de peito de frango, (cozido em água e sal) em cubos,  2 colheres (sopa) de maionese light, 1 colher (café) de mostarda, 1 cenoura pequena ralada crua, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: Cozinhe o macarrão na água com sal e reserve. Em uma saladeira, coloque o macarrão já frio, o queijo, o palmito e o frango e misture delicadamente. Adicione a maionese, mostarda e a cenoura ralada. Torne a misturar e tempere com sal e pimenta. Sirva a seguir.

Atum Saudável

Ingredientes: 400 g de atum em posta, sal e pimenta a gosto, 2 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de azeite.

Molho: 2 tomates bem picados, sal e pimenta a gosto,  salsa e cebolinha picadas, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de azeite.

Preparo: Para o atum: tempere o atum com sal, pimenta e vinagre. Aqueça o azeite numa frigideira anti-aderente e grelhe as postas do atum de ambos os lados.

Para o molho: em uma tigela, misture os tomates, sal, pimenta, salsa, cebolinha, suco de limão e o azeite.

Montagem: distribua as postas numa travessa e cubra com o molho a vinagrete.

nutrição

Absorção de vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e é a única vitamina que pode ser produzida em nosso organismo por meio dos raios ultravioleta do sol. A pró-vitamina D ingerida e sob a ação da radiação ultravioleta da luz solar se transforma em vitamina D, que se concentra na pele. Promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sanguíneos de fósforo.

Os alimentos fontes de vitamina D são peixes (sardinha, salmão, arenque); ostras; óleo de fígado de bacalhau; fígado; ovos; leite e derivados; e cereais. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela deficiência alimentar. A exposição adequada para absorção através dos raios solares é de 10-15 minutos (pernas, braços e tronco), sem filtro solar (necessário a exposição no horário correto: de manhã cedo ou final da tarde).

Os sintomas de falta de vitamina D no nosso organismo incluem desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo e diarreia.

Descubra os motivos para evitar o consumo de refrigerante

O refrigerante possui ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.

Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea. Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.

É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias (não oferece nenhum benefício). Contribui para o aumento de peso e o aparecimento de celulites (células de gorduras inflamadas).

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste