Peixe: guia de compra

Delícias & Delícias • 21/03/2018 12:06:14

Difícil de comprar e preparar? Que nada! Fresco, congelado ou enlatado, o peixe é até mais prático de incluir na dieta do que a carne vermelha ou o frango.

Olhos nos olhos: os do peixe devem estar brilhantes e saltados. Fuja dos olhos embaçados.

Exame manual: pressione a carne do peixe com a ponta dos dedos – se as marcas não desaparecerem rapidamente, descarte-o. A carne fresca é elástica e firme.

Cor viva: a guelra deve estar entre rosada e vermelha. Se estiver verde ou cinza, recuse!

Escudo protetor: as escamas devem ser brilhantes e difíceis de serem retiradas da pele.

Limpo na hora: sempre que possível, compre o peixe inteiro e peça para o peixeiro limpá-lo na sua frente.

Sob o gelo: se estiver congelado, o pacote deve estar hermeticamente fechado e sem água pingando. Mantenha-o no freezer por no máximo três meses.

Dentro da lata: se o peixe for enlatado, a embalagem não pode estar amassada, inchada ou enferrujada. É importante conferir a data de validade.

 

Vamos às receitas e muito sabor no prato.

Peixe Assado em Gôndolas

Ingredientes: filés de pescada, cebola em rodelas, cebolinha e salsinha, castanha de caju, alcaparras.

Preparo: Tempere os filés de pescada com sal, limão e pimenta do reino. Pique a cebola e a cebolinha.

Corte papel alumínio em pedaços grandes e coloque sobre o papel um filé temperado (se gostar, coloque sob o filé 3 rodelas de batatas já semi-cozidas), cebola, cheiro-verde, castanha de caju, alcaparras e um fio de azeite. Junte as duas pontas do papel, fechando as laterais, torcendo-as para que fiquem parecendo uma gôndola. Asse por 30 minutos.

 

Moqueca de Peixe

Ingredientes: 1 quilo de postas de peixe, 2 limões, 2 cebolas cortadas em rodelas, 2 pimentões em rodelas, 4 tomates em fatias, sal e pimenta do reino, ramos de coentro, ¼ xícara de azeite de dendê, 1 xícara de leite de coco.

Preparo: Tempere as postas de peixe com sal, pimenta e o suco dos limões. Coloque um pouco dos temperos numa panela, junte metade das postas, cubra com temperos, outra camada de postas e temperos. Regue com o leite de coco e o azeite. Cozinhe em panela tampada até o peixe ficar macio. Sacuda a panela de vez em quando para não grudar no fundo.

 

Chocolate em receitas especiais...

Trabalhar com chocolate é muito prazeroso. Podemos dia a dia, criar, inovar, agradar aos mais exigentes paladares, seja nos encontros de família, nas festas, etc. Sugerimos receitas especiais e fáceis, para que todos consigam alcançar seus objetivos.

 

Danete

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite, ½ pacote de Maria-mole dissolvido em ½ xícara (chá) de água morna, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Preparo: Bater tudo por 5 minutos no liquidificador e levar para gelar em potinhos.

 

Bolo de Chocolate Gelado

Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de maisena, 1 copo de leite (200ml.), 5 colheres (sopa) de achocolatado, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo: Bater as claras em neve. Bater as gemas com o açúcar, acrescentar a farinha e a maisena alternando com o leite. Juntar o chocolate. Adicionar o fermento às claras e juntar à massa de gemas e farinha. Levar para assar em forma de anel, untada e enfarinhada por 35 a 40 minutos. Quando morno, desenformar e servir com a calda.

Cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 copo de leite (200ml.), 3 colheres (sopa) de margarina sem sal, 5 colheres (sopa) de achocolatado. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo para ferver até engrossar a calda, mais ou menos 20 minutos. Servir gelada sobre o bolo.

 

Pudim de Chocolate com Coco

Ingredientes: 2 latas de leite condensado, 1 lata de leite, 5 ovos, 5 colheres (sopa) de chocolate, 2 colheres (sopa) de manteiga e 50g. de coco ralado.

Preparo: Bater no liquidificador: o leite condensado, leite, ovos, chocolate, manteiga e o coco ralado. Levar para assar em forma de anel untada e polvilhada de açúcar, em banho-maria por 45 minutos. Desenformar depois de frio.

 

NUTRIÇÃO

Quando bebemos leite ou comemos algum alimento derivado do leite precisamos transformar a lactose, um dos componentes do leite e que chamamos de açúcar do leite, em partículas menores para serem absorvidas. Quem faz isto é uma enzima chamada lactase. Quando o organismo não consegue produzir a enzima lactase em quantidade suficiente para atuar sobre a lactose, dizemos que uma pessoa tem intolerância à lactose.

E o que acontece? Como ela passa inteira para o intestino, a pessoa tem problemas de má digestão, flatulência e diarréia. Lógico que isto depende de pessoa para pessoa e dependendo do caso, a pessoa pode até consumir uma pequena quantidade sem problemas. Mas ela é melhor tolerada quando consumida com outros alimentos.

Cerca de 70% do mundo adulto tem algum grau de intolerância à lactose. Também é muito comum em idosos.

Importante: uma vez diagnosticada é preciso controlar o conteúdo de cálcio e vitamina D, principalmente em crianças e mulheres para verificar se existe necessidade de suplementação.

 

Alimentos que contêm Lactose

Leites: todos os leites comuns, leite em pó, evaporado, leite condensado, sorvetes, queijos em geral. Obs.: Os queijos duros têm baixo teor de lactose. O iogurte é o mais tolerado pois tem uma enzima que facilita a digestão da lactose no intestino. Utilize leite de soja ou com baixo teor de lactose.

Pães e Cereais: misturas para bolos, biscoitos, etc. Torradas comerciais feitas com leite, pães enriquecidos com leite, alguns biscoitos (Leite, Maria).

Gorduras: margarinas e molhos contendo leite, manteiga, creme de leite, queijos cremosos, chocolate.

Sopas: industrializadas cremosas normalmente contêm leite.

Dietéticos: alguns produtos dietéticos como adoçantes possuem lactose.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste