O Imparcial faz parte do ensino na Alayde Tortorella

O Imparcial na Escola • 31/07/2018 07:00:00

EM Profª Alayde Tortorella Faria Motta. Foto: Cedidas

O jornal “O Imparcial” vem sendo utilizado durante vários anos como um recurso e fonte de informações importantes que auxiliam no ensino e aprendizagem dos alunos da EM (Escola Municipal) Profª. Alayde Tortorella Faria Motta. Em nossa unidade escolar os jornais chegam diariamente, e de uma forma geral é organizado pelos professores. Em primeiro momento, o contato dos alunos é de reconhecimento das partes do jornal e as característica de cada uma delas.

Primeira página

Cinco professores levam cada exemplar para suas salas de aula e fazem a leitura da primeira página, onde contém um resumo das notícias que serão apresentadas em seu interior.  Coletivamente escolhem a notícia que desejam ter mais informações, detalhes e a professora ou um aluno realiza a leitura para que todos possam ouvir e trabalhar na oralidade a compreensão do que foi lido. Em duplas são feitas as leituras da notícia que os alunos mais apreciaram.

Informações diárias

Ao final da manhã, a professora deixa o jornal na sala para que o professor do período da tarde possa também fazer o trabalho, e um aluno ao final do dia, geralmente o ajudante da sala pode levar para casa o exemplar para poder compartilhar a leitura com sua família. Nesse semestre a professora Regina Aparecida Costa, realizou em sua sala de aula o trabalho de acompanhamento de informações diárias através da utilização desse meio de comunicação escrita.

Atualizado

O objetivo desse trabalho era de ensinar os alunos a pesquisarem e obterem informações sobre os assuntos da atualidade, permitindo o acesso dos mesmos e se apropriando do linguajar que é tão peculiar aos textos escritos em jornais. Durante algumas semanas, a professora levou para a sala de aula o jornal e junto com os alunos foi fazendo a leitura das notícias sobre a greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo, assuntos que foram muito comentados entre eles e estavam no foco da mídia.

Resultado satisfatório

Eles também faziam comentários de notícias em que assistiam pela televisão fazendo um comparativo entre esses dois veículos de informações. O resultado do trabalho foi bastante satisfatório, pois, os próprios alunos solicitam que a professora leve o jornal para sala de aula para que acompanhem outras notícias e deem continuidade ao trabalho. A notícia é interpretada através da leitura de imagem, adequando a atividade também aos alunos com deficiência intelectual.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste