Lanches: que alimentos consumir nessa hora?

Delícias & Delícias • 26/09/2018 05:48:00

As frutas são o melhor alimento para os lanches porque são ricas em nutrientes: vitaminas, minerais, antioxidantes, muitas fibras que ajudam o seu intestino a funcionar bem. Além disso, ajudam a comer menos na próxima refeição, pois inibem a fome e a vontade de comer doces. É importante que se coma três frutas diferentes todos os dias, e sempre que possível, acrescente às frutas qualquer semente ou farelo, como por exemplo, aveia, gergelim ou linhaça. As frutas secas são uma alternativa.

Os alimentos derivados do leite – queijo magro, iogurte natural e vitamina de frutas, também são indicados. Esses alimentos são ricos em proteínas magras. As proteínas, além de inibirem a fome e a compulsão por doce, saciam muito o organismo e ajudam a manter o metabolismo ativo.

Outra indicação para os lanches são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Ricos em gorduras insaturadas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e saciam a fome.

Biscoitos, pães, salgadinhos, têm como base a farinha, possuem ainda sal, gordura e açúcar. Então quando você for consumir biscoitos ou pães, dê preferência para os integrais, mais ainda que sejam 100% integrais..

Sobre o café, para que quem toma o dia inteiro, o açúcar e o adoçante podem comprometer a dieta. O café em excesso acaba inibindo a sua fome e parecendo que dá energia. Mas no final, você deixa de consumir nutrientes importantes e termina o dia mais cansado.

Sucos: dê preferência aos naturais de frutas, sem adoçar e evite os artificiais.

Com relação às barras de cereais: para ter algum valor nutricional, as barras devem ter algum cereal integral – semente, castanha, grão. Evite as barras que possuam chocolate, marshmallow, excessos de creme e que na verdade venham com muito açúcar. Além de comprometer a sua dieta, essas barras valem mais como um doce.

Sobre chocolates e balas: a sugestão é que devem ser consumidos como sobremesa, após uma refeição principal. Nunca em lanches onde você está com o estômago vazio.

Para terminar: não se esqueça de beber água: no mínimo oito copos por dia.

 

PIMENTA DEDO DE MOÇA

 

A pimenta-dedo-de-moça  é uma variedade da espécie Capsicum baccatum originária do Brasil.

 Possui ardência e aroma suaves, sendo uma das pimentas mais famosas do Brasil. Apresenta frutos alongados de coloração verde quando imaturo e vermelho quando maduro. Com grau de ardência mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño, podendo ser encontrada na forma líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo neste caso o nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos e numa grande variedade de pratos.

A iguaria é mais conhecida como tempero, mas estudos recentes apontaram e comprovaram que a pimenta dedo de moça, possui diversos princípios ativos entre eles estão: capsaicina, endorfina, beta endorfinas, serotonina, piperina e vitaminas A, C e E.

Todos estes princípios são benéficos ao organismo humano, seja causando prazer como a liberação de endorfina que é um neuropeptídio, retardando o envelhecimento com a ação da piperina que é um poderoso antioxidante e a capsaicina que além de prevenir o envelhecimento celular, é afrodisíaca e acelera o metabolismo, consequentemente ajuda no emagrecimento por ser uma substância termogênica.

Os estudos também comprovam algumas propriedades terapêuticas das pimenta como: analgésica, digestiva, anticancerígena e coagulante.

 

Conserva de Pimenta

 

Uma conserva básica, que é muito simples de fazer. Separe um vidro vazio . De acordo com o tamanho do vidro, você saberá quantas pimentas usar.

Ingredientes: pimentas dedo de moça, partidas ao meio e sem sementes, 2 dentes de alho, 2 colheres (chá) de sal, 2 a 3 limões (depende do tamanho), 1 vidro esterilizado (uns 8cm. de altura).

Importante: Tirar as sementes senão a conserva fica ardida demais. Colocar limão ou vinagre de vinho tinto, ao invés de azeite ou óleo, porque fica muito forte também.

Para preparar a conserva:

Pimentas partidas ao meio, sem sementes. Use luvas ou tome bastante cuidado, pois sem querer você pode passar a mão nos olhos. Lave as pimentas em água corrente e deixe-as secar sobre um pano. É importante que as pimentas estejam secas antes de serem colocadas no vidro, pois a conserva pode estragar.

Disponha as pimentas em pé, dentro do vidro. Encha o vidro com o suco dos limões (sem sementes) ou com o vinagre. Coloque sal e os dentes de alho por cima. Tampe bem. Sacuda e deixe o vidro em local seco por alguns dias antes de consumir. Agite algumas vezes, mas não abra o vidro. Em uma semana já está pronta para o consumo.

 

NUTRIÇÃO

 

Share the post "Receita de Conserva de Pimenta Dedo-de-moça"

 

NUTRIENTES

São eles que alimentam a saúde de todo o seu organismo

 

Nutrientes são substâncias que fornecem compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os carboidratos, proteínas e as gorduras, são os macronutrientes. Já as vitaminas e minerais compõem o grupo dos micronutrientes.

Conforme o nutriente predominante em sua composição, os alimentos são divididos em construtores, reguladores e energéticos.

Os construtores são os responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do corpo. São as proteínas, encontradas na carne vermelha, nos ovos, nos peixes, nas aves, no leite e nos seus derivados.

Os reguladores têm a tarefa de regular as reações químicas do organismo. Permitem, assim, que nossas defesas atuem com eficiência e dão um basta aos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento. Dessa turma, fazem parte vitaminas e minerais, portanto: verduras, legumes e frutas.

Energéticos são os que fornecem o combustível para realizarmos as atividades do dia a dia. Compõem o grupo os carboidratos e as fontes de gordura.

 

 

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste