Jornal é utilizado como ferramenta pedagógica na EM Ivo Garrido

O Imparcial na Escola • 13/02/2018 14:05:35

O trabalho com o projeto O Imparcial na Escola nas salas de aula da Escola Municipal Ivo Garrido no 2º semestre de 2017, teve como objetivo utilizar o jornal como ferramenta pedagógica, estimulando a formação de novos leitores. Este trabalho é desenvolvido com todos os alunos dos 1ºs aos 5ºs anos. As atividades de ler, ouvir e compartilhar as notícias, contribuem com o aprendizado do aluno, enriquecendo temas, conteúdos e projetos desenvolvidos na sala, bem como inteirar-se de fatos da atualidade. Além de informar, o jornal também comenta os fatos ocorridos, veicula opiniões e fornece outros tipos de serviços a seus leitores.

 

 

Debate

Diariamente o jornal é levado para sala de aula, onde os alunos ora individualmente, ora em grupo, visualizam, leem a manchete do dia e fazem comentários das notícias que mais despertam o interesse do grupo. Na maioria das vezes, o trabalho é direcionado no sentido da pesquisa de notícias que possam estar complementando os conteúdos ou temas desenvolvidos na sala como: combate a dengue, meio ambiente, projeto respeito, violência, esporte, classificados e outros.

 

 

Produções

Outras vezes são realizadas produções textuais em duplas e os trabalhos são expostos na sala para que todos possam tomar conhecimento das opiniões dos colegas. Os classificados são trabalhados na sala como apoio as produções deste tipo de texto. Diariamente um aluno de cada sala leva o exemplar do jornal para casa com o objetivo de estimular a leitura do jornal pelas famílias, aumentando a intimidade da criança com o portador.

 

 

Incentivo

Os alunos são incentivados a produzirem textos jornalísticos, sempre que acontecem atividades festivas na unidade e participam de campeonatos e passeios do projeto. As produções são expostas nos corredores e mural da escola. Alguns artigos são elaborados uma sequência didática com os alunos, com a orientação da professora, onde os alunos fazem pesquisas junto aos familiares.

 

  

 

Proposta didática

O Livro Ler e Escrever do 4º ano traz para o segundo semestre o projeto, uma proposta didática que leva os alunos a terem contato mais íntimo e frequente com o jornal, bem como explorarem seus cadernos e características específicas. Em cada etapa os alunos realizavam atividades paralelas com as demais disciplinas. Dentre as várias atividades realizadas a que os alunos mais gostaram foi a etapa 3, pois, segundo eles, puderam identificar com clareza toda “intenção” da notícia e como se deu a forma de divulgação.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste