Impresso colabora com conhecimento textual e leitura

Espaço infantil • 09/10/2018 06:00:00

De acordo com Bonini, 2011, a importância do trabalho com jornal na escola se deve à importância social do jornal, à sua tecnologia de implementação relativamente simples e às possibilidades de autoria e protagonismo que ele oferece a alunos, professores e comunidade escolar de modo geral. O Projeto Socioeducativo O Imparcial na Escola, na Escola Municipal Pionera Ludovica Ligabo Rodrigues, foi elaborado com objetivo de propor atividades para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita aos alunos, conhecer mais um gênero textual a partir da notícia do jornal, interagir com os colegas na produção de seus trabalhos, e levar informações a toda a comunidade escolar.

 

Atividade

Com a turma de 4º ano da professora Renata Faustino, o projeto teve inicio com a leitura de alguns textos de exemplares do jornal O Imparcial na leitura deleite, apresentando os diversos gêneros textuais que o compõem. Na sequencia do trabalho, a professora propôs como primeira atividade a familiarização com o jornal impresso, reuniu os alunos em pequenos grupos e distribuiu os jornais para que eles pudessem folhear, reconhecendo o veículo de comunicação, orientou os alunos na analise e discussão com o grupo sobre quais as partes que o compõe, quais cadernos apresenta, e como podemos localizar a informação que buscamos dentro do jornal.

 

Identificação de gênero

Como segunda atividade, a partir dos exemplares do jornal, organizados em grupos escolheram um texto que, após fazerem a leitura e identificarem a que gênero pertencia, foi lido para os colegas. Durante a leitura a professora fazia as intervenções e questionamentos para o grupo, chamando a atenção para as características de cada texto apresentado. Para finalizar assa atividade, coletivamente na lousa foi feita pela professora a lista de gêneros textuais lidos e suas respectivas características de acordo com a discussão anterior e com a participação dos alunos.

 

 

Classificados

Após esse trabalho, como terceira atividade, a professora propôs que trabalhassem com os classificados, realizaram a pesquisa sobre quais temas compõem este caderno. Após elencar e compreender a estrutura desse caderno foi proposto que os alunos coletivamente construíssem uma página de classificados da turma, cada aluno contribuiu para a construção do material a partir de pesquisas e leitura, em seguida, individualmente cada aluno ficou responsável por elaborar seu próprio texto de classificado com ofertas de venda. As crianças se envolveram muito na atividade, após a construção da parte escrita, eles fizeram a revisão do texto e ilustraram suas ofertas. Em seguida organizaram a montagem de uma página de classificados que foi exposto no corredor na escola e cada aluno pode fazer a leitura do seu classificado.

 

 

Mariana de Souza Bereza, 9 anos

 

Yara Heloise de Souza, 9 anos

 

Ferramenta pedagógica

A utilização do jornal como ferramenta didático pedagógica para o processo de aprendizagem tem sido enriquecedora, pois possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como a criatividade, a pesquisa, a interpretação e o senso crítico, além de levar informações à comunidade escolar.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste