Hoje tem FEIJOADA

Delícias & Delícias • 25/07/2018 08:30:00

 

Substancioso e farto, a feijoada é um prato apreciado o ano inteiro, mas especialmente procurado nos meses de temperaturas baixas, quando o organismo pede calor e energia.

Cada família ou cada lugar tem seu próprio jeito de preparar e servir a feijoada. Alguns colocam todos os componentes na mesma panela, de acordo com o método de preparo tradicional. Outros servem cada ingrediente separadamente, o que permite ao convidado selecionar os itens que mais lhe agradam. Porém, o principal é que as carnes defumadas e secas que compõem a receita sejam curadas e submetidas ao processo de dessalga. E são elas que conferem o sabor característico ao prato, preparado com feijão preto em contraste com o arroz branco, acompanhado de torresmo, couve, farofa e laranja.

Feijoada Light

Leve um caldeirão ao fogo com água, o feijão, folhas de louro e cebola bem picadinha. Deixe ferver e começar a cozinhar o feijão. Depois de meia hora fervendo acrescente as linguiças (tire as peles), paio e lombo já aferventados. Prepare as outras carnes, aferventando-as ou cozinhando (como a carne seca). Coloque-as no feijão. Prepare um refogado com bacon, cebola picadinha e alho amassado. Junte ao feijão. Acerte o sal e deixe fervendo até que o caldo engrosse ligeiramente e sirva então com arroz branco, couve refogada, laranja em rodelas, um molho vinagrete e se gostar... torresmo.

Receitas Especiais com Peito de Frango

Simples, sofisticado, exótico ... Para cada situação, o filé branquinho que todos apreciam adota um estilo diferente. Escolha o seu.

Frango Gratinado

Ingredientes: 2 peitos de frango cozidos e desfiados, 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 tomates picadinhos, 1 lata de milho-verde escorrido, salsinha picada, 1 colher (chá) de molho inglês, 1 cubo de caldo de galinha ou 1 colher (chá) de sal, fatias de mussarela ou requeijão, batatas raladas e fritas.

Preparo: Refogue a cebola na manteiga, junte os tomates e mexa até desmanchar. Junte o frango desfiado, o cubo de caldo de galinha, o milho-verde, a salsinha, o molho inglês. Depois de bem refogado, coloque em um refratário grande, cubra com a mussarela ou requeijão, em seguida o molho branco e leve para gratinar por 15 minutos. Acrescente as batatas fritas e sirva bem quente.

Frango com Milho-verde

Ingredientes: 2 peitos de frango, cozidos e desfiados, 1 lata de milho verde, 1 copo de requeijão, cebola ralada, manteiga, sal, noz moscada ralada.

Preparo: Refogue a cebola na manteiga, junte o frango, tempere com sal, noz moscada e salsinha picadinha. Espalhe esse refogado num refratário, cubra com o milho verde e o requeijão. Leve ao forno apenas para aquecer (10 minutos).

Filé de Frango Recheado

Ingredientes: 6 filés de frango, finos, 1 colher (sopa) de grill, ½ xícara (chá) de pão amanhecido, torrado e moído ou farinha de rosca, 1 colher (sopa) de salsa picada, 1 ovo cozido, picado, 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes, picadas, ½ pote de cream cheese, pedacinhos de manteiga, 3 colheres (sopa) de óleo.

Molho: 2 tabletes de caldo de galinha, 1 cebola picada, 6 tomates sem pele e sem sementes, picados, 1 colher (chá) de açúcar, ½ pote de cream cheese.

Preparo dos filés: Tempere os filés com o grill. Misture a farinha de pão, a salsa, o ovo cozido, as azeitonas e o cream cheese. Misture bem. Recheie cada filé com um pouco desta mistura e um pedacinho de manteiga. Enrole-os bem, amarre e frite-os em óleo quente. Retire-os, corte os barbantes e mantenha-os aquecidos.

Preparo do molho: Dissolva os tabletes de caldo em 1 xícara (chá) de água fervente e reserve. Doure a cebola no óleo restante, junte o caldo reservado e os tomates. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o molho esteja apurado. Acrescente então o açúcar. Retire do fogo, misture cream cheese e leve de volta ao fogo para aquecer. Despeje o molho sobre os filés de frango e sirva imediatamente.

 

nutrição

COLESTEROL: Alimentos que devem ser incluídos no cardápio

 Uma lista fácil e gostosa que vai te ajudar a prevenir e combater este mal.

Só de escutar a palavra “colesterol”, muitas pessoas sentem até um arrepio. O que muitos não sabem é que esta substância é fundamental para o organismo e faz parte da estrutura celular, da síntese hormonal e do revestimento dos neurônios. Porém, existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim.

O HDL, que faz bem à saúde, circula facilmente pela corrente sanguínea eliminando o excesso de gordura dos tecidos. O LDL ou colesterol ruim já faz a operação inversa, ou seja, leva a gordura produzida no fígado para os tecidos. Em grande quantidade, este colesterol fica acumulado na parede das artérias e causa complicações que comprometem o fluxo do sangue.

Uma boa saída para este problema é apostar em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos.

Veja o que você precisa incluir no cardápio:

Oleaginosas:  São alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, capazes de promover uma faxina nas artérias e prevenir doenças como o infarto e o derrame.  Castanhas, nozes e amêndoas.

Aveia:  Rica em fibras solúveis, mais especificamente em betaglucanas, atua na retenção do colesterol pelo intestino, impedindo-o de ir para a corrente sanguínea.  Consuma-a crua sobre saladas, vitaminas e iogurtes.

Linhaça:  Por conter grande quantidade de ômega 3, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). Misture-a nos sucos e tome no café da manhã.

Azeite: Este é um dos alimentos que fazem parte daquele grupo conhecido como “funcional”. Assim como as oleaginosas, é rico em gorduras monoinsaturadas. Além disso, contém fitoesteróis capazes de baixar o nível de LDL no sangue. - Use-o apenas para temperar saladas ou em receitas em que não precise ser aquecido.

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