Hamburguer ... com vários sabores!

Delícias & Delícias • 04/04/2018 16:03:12

Acredite: você não precisa cortar o hambúrguer da sua vida só porque está de dieta. Experimente estas receitas de hamburgueres inusitados: de atum, ricota, frango e até de salmão.

 

Hamburguer de Atum

Ingredientes: 8 fatias de pão de forma light sem casca, ½ xícara (chá) de água, 1 lata de atum na água escorrido, 1 colher (sopa) de maisena, 1 colher (sopa) de salsa picada, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de suco de limão, ½ xícara (chá) de ervilhas amassadas com um garfo, sal a gosto.

Preparo: Deixe o pão de molho na água até amolecer. Em uma tigela, misture o pão umedecido, o atum bem escorrido, a maisena, a salsa, o ovo, o suco de limão, a ervilha e o sal. Misture bem até obter uma massa homogênea. Leve à geladeira por 15 minutos. Faça os hamburgueres de 1 cm de espessura com a ajuda de um molde de 6 cm de diâmetro. Grelhe em uma frigideira antiaderente untada com azeite.

Rende 6 unidades com 160kcal/cada

 

Hamburguer de Ricota com Peito de Peru

Ingredientes: 200 g de peito de peru defumado, passado no processador, 1 ½ xícara (chá) de ricota amassada, 1 clara, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, ½ colher (café) de noz moscada, sal a gosto.

Preparo: Triture o peito de peru e misture-o com a ricota amassada, a clara, a farinha, o sal e a noz moscada até obter uma massa homogênea. Leve à geladeira por 15 minutos. Retire da geladeira e, com um molde de 6 cm, faça os hambúrgueres na espessura de 1cm. Grelhe em uma frigideira antiaderente untada com azeite.

Rende 8 unidades com 110kcal/cada

 

Hamburguer de Frango

Ingredientes: 4 filés de frango (100g.cada), 1 colher (sp) de cebola ralada, ½ dente de alho, 1 colher (sp) de molho inglês, 1 ovo, 3 colheres (sp) de farinha de rosca, 1 colher (sp) de mostarda, 1 colher (sp) de catchup, sal.

Preparo: Bata os ingredientes no processador até obter uma massa. Leve à geladeira por 15 minutos. Retire da geladeira, faça bolinhas, achate-as com a palma da mão com diâmetro de 4 cm. Grelhe em frigideira antiaderente untada com azeite.

Rende 6 unidades com 120kcal/cada

 

Hamburguer de Salmão

Ingredientes: 400 g de filé de salmão cortado em cubos bem pequenos, 1 clara, 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 2 colheres (sopa) de tomate cortado em cubos pequenos, 1 colher (sopa) de shoyu, 1 colher (sobremesa) de salsinha picada, 3 colheres (sopa) de farinha de rosca, sal.

Preparo: Misture todos os ingredientes até obter uma massa. Leve à geladeira por 15 minutos. Use moldes de 8 cm para modelar os hambúrgueres. Deixe com uma espessura de 1cm. Grelhe em frigideira antiaderente untada com azeite. Doure 3 minutos de cada lado.

Rende 6 unidades com 120kcal/cada.

 

Delícias com Farinha Integral

Uma receita com muito sabor, que reúne em um único alimento ingredientes importantes para a saúde de toda família. É um pão delicioso, fácil e rápido de fazer que vai acrescentar vitaminas importantes ao organismo, enquanto dinamiza todo processo digestivo.

Faça hoje mesmo esta receita e ganhe elogios de toda a família.

 

Pão Integral Especial

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de centeio, 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca, 4 colheres (sopa) de linhaça, moída no liquidificador, 1 ovo, sal, 2 xícaras (chá) de leite de soja, ½ xícara (chá) de óleo de canola, 1 sachê de fermento seco para pão (ou 2 tabletes de fermento biológico fresco).

Preparo: Misture todos os ingredientes secos. Coloque no centro o ovo, o leite e o óleo e continue amassando bem. Unte uma forma de pão com óleo. Coloque a massa dentro e leve para descansar por 1 hora. Em seguida, leve ao forno para assar.

 

Pão Integral com Ervas

Ingredientes: 60 g de fermento, 600 g de farinha de trigo branca, 400 g de farinha integral, 2 colheres (sopa) de açúcar, 50 g de manteiga, 3 ½ copos de leite, 1 colher (sobremesa) rasa de sal.

Preparo: Aquecer o leite com o açúcar, a manteiga e o sal. Amassar o fermento e ir adicionando aos poucos o leite. Colocar numa tigela as farinhas peneiradas e no centro a mistura de leite e fermento. Formar uma massa bem macia e que não grude nas mãos. Deixar crescer até dobrar de volume. Colocá-la sobre a mesa e acrescentar as ervas aromáticas: manjericão, orégano, tomilho, endro, estragão, salsa e cebolinha. Trabalhar com ela e colocá-la na fôrma de pão de fôrma bem untada. Pincelar com manteiga derretida (depois de crescida a massa). Assar em forno 180 º.

 

nutrição

Rótulo dos Alimentos e Informação Nutricional

Os alimentos industrializados podem ser fontes muito ricas de sódio. Por isso, devemos ficar atentos aos rótulos. A nova legislação obriga os fabricantes de alimentos e bebidas a incluir nas tabelas de informação nutricional a quantidade de sódio presente, bem como o valor diário de referência por porção (VD).

Devemos ficar atentos também aos termos que indicam a presença de ingredientes ricos em sal como salmoura, curado, salgado, picles, molho de soja, etc. Condimentos como mostarda, catchup, molhos prontos de salada, molhos para churrasco são ricos em sódio.

Portanto, parece que preparar as refeições em casa e evitar alimentos industrializados são atitudes que ajudam a diminuir a ingestão desse mineral em excesso. Veja a seguir algumas informações que poderão ajudá-lo a reduzir o consumo de sódio. Fique atento aos rótulos. Dê preferência a produtos com quantidade de sal reduzida ou sem sal.

• Retire o saleiro da mesa, muitas pessoas têm o reflexo de colocar sal na comida quando vêem o saleiro.

• A quantidade de sal e outros temperos salgados, na maioria das receitas, pode ser reduzida pela metade (ou até mais) sem uma mudança perceptível no sabor ou na textura.

• Abuse de ervas e condimentos, alho, cebola, louro, cebolinha, salsinha e suco de limão. Eles podem dar um novo sabor para o alimento.

• O conteúdo de sódio do sal marinho é o mesmo que o sal de cozinha. Portanto, observe bem a quantidade usada.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste