Festa do Abacaxi

Delícias & Delícias • 02/05/2018 08:24:48

A hora da sobremesa é o momento mais doce do dia. Aproveite a estação e faça a festa com o abacaxi, fruta tipicamente tropical que combina com os mais diversos alimentos.

 

Brigadeiro de Abacaxi com Hortelã

 

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, ½ abacaxi pequeno, ½ maço de hortelã, 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, ½  xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi.

 

Preparo: Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente o leite condensado e mexa sem parar até começar a desprender da panela. Reserve. Corte o abacaxi em pedaços bem pequenos e pique a hortelã bem fininha. Misture os dois e depois que o brigadeiro estiver mais frio, misture o suco e os pedaços de abacaxi com hortelã. Mexa até que fique homogêneo. Sirva em pequenos copos ou taças.

 

Charlote de Abacaxi

 

Ingredientes: 2 pacotes de biscoito champagne, 1 abacaxi sem casca e sem miolo, em cubos, 1 xícara (chá0 de açúcar, ½ xícara (chá) de água, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite integral (use a lata de leite condensado para medir), 4 ovos, 3 colheres (sopa) de amido de milho, 1 lata de creme de leite.

 

Preparo: Em uma panela, cozinhe o abacaxi, o açúcar e a água, mexendo sempre por 10 minutos, aproximadamente. Deixe esfriar. Em outro recipiente, misture o amido de milho, o leite, o leite condensado e as gemas peneiradas. Leve ao fogo e misture bem. Depois misture o abacaxi escorrido (reserve a calda) e deixe formar um creme firme. Acrescente o creme de leite e as claras batidas em neve com o fogo desligado. Mexa lentamente. Umedeça os biscoitos na calda reservada de abacaxi, corte-os pela metade, forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível e despeje o creme na forma. Deixe gelar por no mínimo 2 horas.

 

 

RECEITAS SABOROSAS

Bolo de Carne à moda Húngara

 

Ingredientes: 400g. de carne de boi cozida, 200g. de carne de porco magra e cozida, 100g. de bacon, 2 ovos, bacon em fatias, miolo de pão, alho, salsa, manteiga, páprica, sal e pimenta.

 

Preparo: Pique bem miúdo o pedaço de carne já cozido. A seguir, adicione o bacon  e a carne de porco também picados. Junte então um pouco de miolo de pão, 1 dente de alho, 1 maço de salsa picada e 2 gemas. Mexa e tempere com pimenta-do-reino a gosto e sal. Acrescente depois as claras batidas em neve firme com 1 pitada de sal. Junte a essa mistura 1 colher (sopa) de páprica previamente dissolvida em um pouco de água quente. Mexa tudo até obter uma mistura bem homogênea. Unte uma forma de anel, forre as laterais com algumas fatias de bacon. Despeje a mistura de carne, cozinhe em banho-maria durante 1 hora. Desenforme no prato de servir e leve à mesa bem quentinho. Sirva acompanhado de ervilhas, cenouras, vagens e feijão branco, tudo cozido e passado na manteiga. Arroz branco e um purê de batatas também são complementos certos para este rico prato de carne.

 

Peito de Frango na Laranja

Ingredientes: Tempere de véspera quantos peitos de frango achar necessário com: (p/ cada kg.) - 1 colher (sobremesa) de sal, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (café) de óleo, 1 xícara (café) de vinho branco, 1 pitada de orégano, pimenta e louro, 3 colheres (sopa) de suco de laranja e 2 dentes de alho.

 

Preparo: Coloque os peitos de frango na assadeira, besunte com mostarda e manteiga. Coe a vinha d`alho, coloque parte da mesma na assadeira, cubra com papel alumínio até cozinhar. Retire o alumínio, deixe dourar e regue a assadeira com suco de laranja e mais vinha d`alho se for necessário. Depois de assado, desengordure o roti que se formou na assadeira, depois de coado, jogue sobre o frango fatiado.

 

 

NUTRIÇÃO

Abaixo estão cinco dicas simples para diminuir a ingestão de agrotóxicos:

1- Escolha frutas e verduras da estação

Os alimentos que não são da época recebem mais agrotóxicos para durar um tempo maior.

 

2- Dê preferência aos produtos nacionais

As frutas e verduras produzidas próximas da região de consumo recebem menos agrotóxicos.

 

3- Desconfie dos perfeitos

Quanto menos imperfeições, maior a probabilidade de um alimento ter recebido mais agrotóxicos.

 

4- Alterne a dieta

Comer sempre o mesmo alimento aumenta o risco de comer sempre o mesmo veneno. Assim, diversificando-os, reduzimos a chance de exposição ao mesmo agrotóxico.

 

5- Higienizar os alimentos corretamente

Lavá-los com água corrente e detergente ou deixá-los de molho em água com vinagre, em solução com água sanitária ou em solução com bicarbonato de sódio são medidas que ajudam a diminuir a concentração de agrotóxicos.

Ainda, segundo a Anvisa: “Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas".

 

Alimentos livres de bactérias

Frutas e hortaliças aparentemente frescas também abrigam bactérias capazes de abalar o sistema gastrointestinal. Por isso, todo cuidado é pouco: elas devem ser colocadas na geladeira e permanecer ali por duas horas, orienta especialista em segurança de alimentos. No caso de verduras ou frutas consumidas com casca, é preciso deixá-las de molho durante cinco minutos numa solução feita com 1 colher (sopa) de água sanitária diluída em 1 litro de água. Em seguida, lave-as bem na torneira.

Fora de casa, evite pedir bebidas com uma rodela de laranja ou limão. Com casca e tudo, elas carregam uma dose de micróbios.

 Quanto às carnes, nunca as deixe descongelando em temperatura ambiente. A recomendação é fazer isso dentro da geladeira ou no micro-ondas. E na hora de cortá-las, opte por tábuas de plástico ou de vidro. Evite as de madeira — material propício para proliferar fungos e bactérias.

Fonte: Anvisa

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