EM Ivo Garrido utiliza jornal em sala como ferramenta pedagógica

O Imparcial na Escola • 08/05/2018 09:06:16

O trabalho com o projeto socioeducativo O Imparcial na escola, nas salas de aula da EM (Escola Municipal) Prof. Ivo Garrido, de Presidente Prudente, tem como objetivo utilizar o jornal como ferramenta pedagógica, estimulando a formação de novos leitores. Este trabalho é desenvolvido com todos os alunos dos 1º aos 5º anos da unidade. As atividades de ler, ouvir e compartilhar as notícias contribuem com o aprendizado do estudante, enriquecendo temas, conteúdos e projetos desenvolvidos em classe.

 

Atividades

Além de informar, mantendo os alunos cientes das atualidades, o jornal também comenta os fatos ocorridos, veicula opiniões e fornece outros tipos de serviços a seus leitores. Diariamente, o impresso é levado para sala de aula, onde os estudantes, ora individualmente, ora em grupo, visualizam, leem a manchete do dia e fazem comentários das notícias que mais despertam o interesse do grupo.

 

Complemento

Na maioria das vezes, o trabalho é direcionado no sentido da pesquisa de notícias que possam estar complementando os conteúdos ou temas desenvolvidos na sala, como: combate à dengue, meio ambiente, projeto respeito, violência, esporte, classificados e outros. Outras vezes são realizadas produções textuais em duplas e os trabalhos são colocados à mostra na sala, para que todos possam tomar conhecimento das opiniões dos colegas.

 

Colocando em prática

Os classificados são trabalhados em sala, como apoio às produções deste tipo de texto. Diariamente, um aluno de cada classe leva o exemplar de O Imparcial para casa, com o objetivo de estimular a leitura do jornal pelas famílias, aumentando a intimidade da criança com o portador. Os alunos são incentivados ainda a produzirem textos jornalísticos, sempre que acontecem atividades festivas na unidade e participam de campeonatos e passeios do projeto. As produções são expostas nos corredores e mural da escola.

 

“Ler e Escrever”

Os alunos do 4º ano desenvolveram no segundo semestre do ano passado, o projeto Jornal, uma proposta didática que permite o contato mais íntimo e frequente com o impresso, bem como explorarem seus cadernos e características específicas.  Em cada etapa, os estudantes realizavam atividades paralelas com as demais disciplinas. Dentre as várias ações realizadas, a que os alunos mais gostaram foi a etapa 3, pois, conforme contam, puderam identificar com clareza toda “intenção” da notícia e como se deu a forma de divulgação.

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste