E agora? Mudança de escola: como ajudar as crianças nessa nova etapa?

Espaço infantil • 30/11/2017 13:37:14

. Foto: Vera Lucia, Antes de começar de vez na nova escola, é essencial que a criança conheça o novo ambiente

Seja por conta de uma mudança de cidade, transferência no emprego dos pais ou até para adaptar a linha pedagógica educacional, o momento de mudar os filhos de escola é sempre delicado e repleto de incertezas e medos. Afinal de contas, a escola é muitas vezes o segundo lar das crianças e ter que deixar professores, amigos e um ambiente já familiar pode soar assustador para os pequenos. Para as famílias que passarão por esse dilema em 2018, fica a dúvida: como ajudar as crianças a viverem essa realidade da forma mais tranquila possível?

"É importante informar a criança sobre a mudança de escola de forma clara e sincera. Dependendo da situação ou da idade do pequeno, não é necessário contar detalhes do motivo que levou a essa decisão, mas é preciso esclarecer a situação para que ele possa entender e ficar seguro com a novidade", explica Fernanda Veiga, pedagoga da equipe de curadoria da Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil.

Além disso, é muito importante que os pais deixem claro que o pequeno não irá perder amigos e conhecidos, mas sim ganhar novos. Sempre mostrar o lado positivo pode ajudar nessa transição, além de tranquilizar a criança para essa nova etapa da vida. "Leve a criança para conhecer a escola onde ela irá estudar, mesmo antes do início do ano letivo. Visite a sala de aula, banheiro, pátio, refeitório e, se possível, o apresente para os novos professores. Assim, o pequeno já se familiariza com o lugar e fica mais tranquilo e seguro, o que o deixará menos ansioso no primeiro dia de aula", afirma Fernanda.

 

É muito importante que os pais deixem claro que o pequeno não irá perder amigos e conhecidos, mas sim ganhar novos

 

Dica de leitura

Meu primeiro dia de aula – Leiturinha Digital

Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! Com um pouco de medo, Paula se prepara para sua nova experiência. No caminho para a nova escola, a garotinha conversa com os seus pais e eles lhes contam que quando eram crianças o primeiro dia de aula foi muito legal. Esta é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma nova escola não é ruim, logo acontece a adaptação. Aproveite este momento para conversar com o seu pequeno sobre este assunto!

Da Redação

 

Agenda

ARTE EM CENA

“Brinque-Som”

Data: hoje

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Sucatasom”

Data: domingo

Horário: 16h

Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

Livros

O QUE TEM DENTRO DA SUA FRALDA?

Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato e sobre a passagem para o penico. Diversão garantida para crianças e adultos.

 

Foto: Divulgação

 

Ficha técnica

Autor: Guido Van Genechten

Editora: Brinque Book

Páginas: 28

Preço: R$ 45,90

 

APRENDENDO A USAR O BANHEIRO! - ESTOU CRESCENDO... – MENINOS

Este cativante livro cartonado apresenta uma história encantadora que se propõe a encorajar e auxiliar os meninos, conforme aprendem a usar o banheiro. Belas ilustrações vão manter o seu filho entretido e ocupado, enquanto ele aprende esta habilidade essencial da vida.

 

Foto: Divulgação

 

Ficha Técnica

Editora: Todolivro

Páginas: 14

Preço: R$ 42,90

 

Carta à Redação

Caros Senhores

Neste mês comemoramos o Dia Internacional da Consciencia Negra e em nossa escola realizamos trabalhos sobre a cultura afro.

Após a leitura do texto “Igualdade: Atividades marcam o Dia da Consciencia Negra em Presidente Prudente”, publicada no jornal O Imparcial no dia 18/11/2017, ficamos sabendo de algumas informações sobre Zumbi dos Palmares que foi o líder dos escravos, que lutava pela libertação dos negros escravizados. Em algumas cidades do Brasil é feriado, mas não é obrigatório. Por exemplo, a cidade de Presidente Prudente não aderiu ao feriado, mas realizou muitoas atividades relacionadas à cultura africana.

Na nossa opinião, precisamos mudar nossas atitudes porque somos todos iguais, respeitando as pessoas negras e evitando toda prátca de racismo.

 

Alunos o 4º ano B

Escola Municipal Adhemar Palmiro – Anhumas

Professora: Julia Cristina Pallozi Gil

Sônia dos Santos Primo – Sala de Leitura

 

Prezados senhores

Nós, alunos do 4º ano, fizemos alguns trabalhos sobre o dia da consciência negra. Após lermos uma notícia publicada por este jornal, no dia 18 de novembro, vimos que em algumas cidades não é decretyado o feriado, mas de alguma forma a data foi lembrada.

Para nós, não há diferenças, pois somos todos iguais e para que esse tipo de preconceito não ocorra, devemos respeitar um ao outro.

 

Alunos do 4º ano A

Escola Municipal Adhemar Palmiro – Anhumas

Professora: Regiane Faria dos Santos

Sônia dos Santos Primo – Sala de Leitura

 

Contato:

As produções e fotos das crianças podem ser enviadas à Rua Ernesto Rotta, nº 83, Jardim Novo Bongiovani, em Presidente Prudente, CEP. 19026-900, ou pelo e-mail caderno2@imparcial.com.br, com os dados completos.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste