Carmen Pereira Delfim desenvolve atividades extras com impresso

O Imparcial na Escola • 01/05/2018 11:17:05

Na Escola Municipal Professora Carmen Pereira Delfin foi percebido que hoje em dia o hábito da leitura, ainda é pouco incentivado e desenvolvido por algumas famílias e por consequência vemos a falta de interesse de alguns alunos por livros, revistas, gibis e jornais, principalmente. Diante desta situação, foi sentido a necessidade de estimular esse hábito nos nossos alunos levando-os a compreender as diferentes funções da leitura (ler por prazer, para manter–se informado, para pesquisar) e a importância da mesma em nossas vidas. Para isso, uma das ferramentas utilizadas neste processo foi o jornal, uma vez que a maioria das nossas crianças não tem acesso a esse veículo tão rico de informações em suas casas e também não sabem manuseá–lo da maneira correta.

 

Atividades em sala

Pensando no pouco conhecimento e contato das crianças com o jornal foi proposta algumas atividades com os alunos do 5º ano A, da professora Helen Ovídia Vagula Floriano, com os seguintes objetivos: aumentar sua competência linguística; conhecer a estrutura de um jornal (capa, cadernos, notícia destaque etc); retomar o estudo do gênero textual: a notícia de jornal; interagir com os colegas na elaboração de trabalhos; desenvolver o hábito de posicionamento crítico frente as notícias e saber argumentar; elaborar carta de leitor por meio da leitura de uma notícia de jornal; conscientizar–se da realidade, por meio das informações contidas num jornal.

 

Início

As atividades foram desenvolvidas em sala de aula da seguinte maneira: 1ª etapa

a) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, quanto a importância e função social do jornal.  

b) Distribuição de diferentes jornais aos alunos que trabalharam em duplas.

c) Discussão oral: função social do jornal (informar e formar opiniões) enquanto meio de comunicação e sua importância na formação de opiniões (divisão democrática de informações).

d) Orientação da observação dos alunos para a 1ª página do jornal: título, data, local de produção e circulação, preço...

e) Observação atenta da manchete do jornal que aparece em destaque na 1ª página: tipo de letra, ilustração, motivo da escolha daquela notícia como destaque dentre tantas outras notícias.

f) Observação dos resumos das notícias que compõem o jornal e discussão oral das mesmas. O que se deve observar: o que aconteceu, como, quando, onde, ilustração, importância da notícia para a população em geral.

g) Desmontagem do jornal e montagem.

 Todas essas atividades foram oportunizadas através da livre expressão dos alunos, permitindo-lhes expor seus conhecimentos e opiniões e esclarecendo suas dúvidas.

 

2ª etapa

a) Os alunos leram várias notícias de jornais e escolheram as que mais lhes interessaram.

b) Apresentaram de forma oral a notícia escolhida, para todos os colegas.

c) Em grupos, os alunos discutiram as notícias apresentadas. O nível das discussões deveria ser coerentes com a realidade da turma e sempre intermediadas pela professora.

 

3ª etapa

a) Montagem de um mural: em duplas, os alunos recortaram notícias dos jornais que foram agrupadas por temas ou outros critérios escolhidos democraticamente. Por exemplo: “Notícias que agradam o leitor” e “Notícias que desagradam o leitor”.

b)  A professora selecionou uma notícia e a colocou em destaque em um cartaz, juntamente com os alunos, a formatação e os recursos próprios do gênero: ausência de travessões, textos em colunas, títulos em negrito, informações necessárias para uma comunicação eficaz (o assunto, elementos envolvidos, local do acontecimento, causas, consequências, data, dados complementares) etc.

 

Mais uma parte

Baseado em uma notícia o trabalho pedagógico foi direcionado com os seguintes questionamentos:

* Qual é o fato noticiado?

* Onde e quando aconteceu ou acontecerá?

* Quais são os personagens envolvidos?

* A notícia esclarece quem são os personagens?

* São personagens conhecidos no cenário nacional?

* É uma notícia completa?

 * Quais informações estão faltando para que a notícia seja compreendida por qualquer leitor?

 * Qual é a fonte de onde foi retirada a notícia?

 

Continuando os trabalhos

e) A partir da notícia selecionada a turma foi dividida em dois grupos, sendo aqueles que “eram a favor da notícia” e “os que são contra a notícia”.

g) Houve a apresentação dos grupos de alunos que relataram seus argumentos.

h) Foi retomada a estrutura e objetivos de uma carta do leitor;

i) Finalmente houve a produção de uma carta do leitor em duplas ao jornal O Imparcial.

 

Avaliação

A professora avaliou durante todo o processo de realização das atividades se o aluno:

* participou de maneira cooperativa na sua dupla

* Emitiu suas opiniões e respeitou as opiniões dos colegas

* Conseguiu extrair as informações dos textos jornalísticos

* Redigiu a sua carta do leitor com competência, demonstrando conhecer as marcas textuais desse gênero

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