Banda Regimental da Polícia Militar tem projeto nas escolas

Espaço infantil • 20/09/2018 05:15:00

ESCOLA MUNICIPAL DR. PEDRO FURQUIM

A Banda Regimental de Música da Polícia Militar tem um projeto em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e Câmara de Vereadores. Procura atender todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do município. O projeto tem o objetivo de implantar, resgatar o civismo e patriotismo, bem como promover uma maior interação entre a PM e a comunidade.

Ensinam os quatro hinos oficiais e do município, trabalham a letra, dão palestras sobre a importância dos símbolos nacionais, além disso, também tocam músicas infantis e fazem brincadeiras realizando assim uma interação com o público.

Os alunos participam do concurso de desenho e redação organizada pela Seduc com o tema “Qual foi a sua experiência com o projeto Educação Cívica na escola”. Cada escola seleciona três trabalhos, sendo pelo menos um por categoria. A Seduc escolhe os cinco melhores trabalhos, que vão ser homenageados pela Câmara Municipal. A premiação ocorre no mês de novembro e os alunos vencedores ganham um cartão de prata.

Toda sexta-feira ocorre o momento cívico nas escolas, mas muitas crianças não se interessam. Já com a presença dos policiais, sendo uma atividade diferente os alunos têm um incentivo maior.

“Eu amei a banda e espero que ela venha mais vezes”, diz Luana da Escola Municipal Dr. Pedro Furquim, uma das escolas visitadas pela banda.

As escolas que tiverem interesse podem fazer o agendamento pelo telefone 3221-1311.

 

Ana Clara Diana Delvechio, 11 anos, 5º ano B

Professora: Maria José Silva dos Santos

Orientadora Pedagógica: Rosangela Cavalari

 

 

 

CAÇA – PALAVRAS

 

Os alunos dos 1ºs anos estão trabalhando o conteúdo Cidade na disciplina História e por ser mês de aniversário de Presidente Prudente, a unidade atrelou a atividade à história do município. Após refletirmos e analisarmos a atividade dada aos alunos foi oferecido um caça-palavras com nomes de supermercados da cidade para eles circularem e pintarem.

 

Professoras: Ivete Aparecida Scaliz e Selma Cândido Figueiredo

 

M

U

F

F

A

T

O

X

E

E

O

R

D

S

K

P

M

N

W

V

E

C

A

R

J

I

T

P

N

E

S

B

T

L

M

I

U

R

A

N

T

W

A

L

M

A

R

T

G

I

R

C

E

F

R

T

U

I

A

D

E

A

Y

D

L

T

D

B

I

A

L

A

H

K

Y

S

A

S

B

D

A

S

H

J

K

L

G

A

A

G

C

A

R

R

E

F

O

U

R

H

 

Resposta

 

MUFFATO

NAGAI

AVENIDA

ESTRELA

CARREFOUR

WARMART

 

 

 

 

CLASSIFICADOS POÉTICOS

 

PROCURA-SE

 

O pato pateta que pintou o caneco,

Surrou a galinha e

Bateu no marreco.

Entrar em contato com a pata do sítio Patati Patacola.

 

VENDE-SE

 

Um tapete voador.

Bem veloz e encantador.

Ultrapassa o melhor Mcqueem.

O vencedor        

 

ALUGA-SE

 

Uma casa muito engraçada.

Sem teto, sem nada...

Não tem parede

Pra dormir na rede.

Tratar na rua dos bobos, número zero.

 

Aluna: Flávia Rodrigues Gonçalves, 2º ano A, 8 anos

Professora: Elizabete Cristina Guerreiro Vieira Wiser

 

 

A cidade que eu quero para o meu futuro

 

Em comemoração ao aniversário do município de Presidente Prudente, no dia 14 de setembro, foi proposto aos alunos dos 3º anos que refletissem sobre a cidade que eles querem para o futuro. Para tanto, os alunos iniciaram um projeto “Minha cidade”, com o objetivo de produzirem um acróstico.

Desse modo, foram feitas pesquisas na internet, entrevistas com as famílias, reportagens publicadas sobre a cidade e, em sala, os alunos estudaram a estrutura do gênero acróstico e debateram sobre o material coletado.

Dessa reflexão foi produzido um acróstico detalhando o que os alunos querem para a cidade quando eles forem adultos.

Esse acróstico expressa os desejos dos pequenos cidadãos que sonham com um futuro melhor para o local que habitam.

 

Professoras: Elaine Nabor de Lima - 3º ano A, Professora: Lucineide Brito dos Santos - 3º ano B e Andréia Pazettos Goularte - 3º ano C

 

 

ACRÓSTICO – MINHA CIDADE

 

 

Presidente Prudente

Rica de

Encantos

Sempre

Inesquecível

Dela somos a

Esperança e

Nela

Temos

Esperança

 

Presidente Prudente

Riqueza

Única

Dela somos o

Esplendor, ela é

Nosso

Tesouro

Essa é nossa cidade

 

Thayná Amaral de Souza – 8 anos - 3º ano A

Ilustração: Izabelly Lima de Souza – 9 anos – 3º ano A

 

 

Paz

Respeitável

Especial

Saúde

Independente

Descentes

Educação

Notáveis

Talentosas

Escolas

 

Perseverante

Riquezas

União

Dedicação

Elegante

Natureza

Trabalho

Esperança

 

Angelica Fujibayashi Ferreira Russi, 8 anos, 3º ano C

 

 

 

 

Anúncios e classificados poéticos

 

No 2º semestre foi proposto para os alunos dos 2º anos trabalhar com os classificados do jornal O Imparcial. Com o objetivo de utilizá-lo não só como fonte de informação, mas como veículo para estimular a leitura e formação de alunos produtores de texto. Foram realizados atividades em grupo com vários cadernos de anúncios classificados do jornal para compreender a organização dos classificados, entender como os anúncios são publicados e identificando o tipo de texto necessário aos anúncios.

Análise crítica e produção de anúncios relacionados ao tema animais de estimação: procura-se, vende-se, compra-se. Leitura e análise comparativa de anúncios do jornal com os classificados poéticos da autora Roseana Murray. Finalizaram o trabalho com produções coletivas de classificados poéticos. A aluna Flavia Rodrigues Gonçalves de 8 anos, do 2º ano A realizou o trabalho de escrita.

Em virtude do aniversário de Presidente Prudente, também foi realizado uma pesquisa sobre as indústrias que existem em nossa cidade.

Foi apresentado para cada grupo um caderno de anúncios classificados do jornal para observarem e perceberem que tipo de anúncio traz o jornal, quais as suas características e como são organizados.

Na sequência fizeram uma lista de produtos produzidos em uma indústria de nossa cidade - a Liane, escolhida pelos alunos – e produziram anúncios com os produtos escolhidos.

 

Professoras: Elisabete Cristina Guerreiro Vieira Wieser - 2º ano A, Maria Meire Rapozo - 2º ano B e

Sonia Leite da Silva - 2º ano C

 

 

 

Yasmim de Goes Rosa, 7 anos, 2º ano B

Professora: Maria Meire Rapozo

 

 

Erick Leonardo de Brito Retamiro, 8 anos, 2º ano C

Professora: Sonia Leite da Silva

 

 

 

AÇÕES DE LEITURA NA EM DR PEDRO FURQUIM

 

Nathan Honorato Nascimento, 9 anos, aluno do 4º ano C, da professora Luciana Marques da Silva Bomfim, em atividade semanal denominada “Sacola da Leitura”, na qual os alunos levam para casa  livros e jornal, para compartilharem suas leituras com a família.

 

 

Alunos do 4º ano A, da professora Mara Regina Brugnollo Rezende apresentam materiais utilizados nos projetos de leitura, que incluem o projeto O Imparcial na Escola e a Sacola de Leitura.

 

Alunos do 4º Ano A, da professora Mara Brugnollo Rezende, em atividade de leitura e pesquisa no suporte do jornal O Imparcial.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste