Atividade com jornal visa ampliar repertório cultural dos alunos

O Imparcial na Escola • 07/11/2017 10:37:03

O 4º ano A da Escola Municipal Odette Duarte da Costa trabalhou com o jornal O Imparcial, com a professora Helen David. O objetivo é ampliar o repertório linguístico, cultural e social dos alunos e adquirir o hábito de ler e escrever. Durante o período de realização do projeto foram feitas muitas atividades. Entre elas: sondagem dos conhecimentos prévios das crianças sobre o que sabem do jornal (hipóteses dos alunos) tiveram respostas variadas sobre jornal: “tem dois tipos-TV e papel”; “tem notícias”; “tem conhecimentos do dia a dia da cidade e do bairro”; “tem coisas sobre filmes e brincadeiras para as crianças fazerem”. Enfim, as crianças se despertaram em conhecer um pouco mais sobre o jornal.

 

 

Inferências

Através das inferências – concluíram que o jornal é um meio de comunicação, que informa fatos e acontecimentos do dia a dia. É um tipo de texto informativo. Aprenderam a manusear o jornal O Imparcial e compreenderam as partes que é composto: caderno A-notícias, caderno2-cultural, classificados, e cada caderno é composto no mínimo de quatro páginas. O projeto buscou interdisciplinaridade dos conteúdos: Língua Portuguesa trabalhou os conteúdos de estudo de frases, estudo e interpretação de imagens, estudo texto verbal e não verbal (linguagem), estudo de anúncio, estudo dos sinais de pontuação. Já Matemática focou no estudo da previsão do tempo e temperatura, cálculo para identificar a idade do jornal O Imparcial e da cidade de Presidente Prudente (ressaltando o centenário, visto que no jornal chamou a atenção o logo do centenário no jornal). Com as disciplinas de História e Geografia foram abordados os estudos sobre a origem do jornal (atividade realizada oralmente), e o centenário de Presidente Prudente. 

 

Destaque

É importante destacar que o tema do centenário foi feito de acordo com as orientações da oficina do jornal desenvolvido pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação). Foi abordado o estudo sobre a história de Presidente Prudente com imagens da cidade antiga X atual. Para o 2º semestre foi trabalhado o hino de Presidente Prudente, a origem do bairro Morada do Sol (quantos anos foi fundado?), entrevista com morador antigo do bairro para verificar as melhorias e o que ainda falta para melhorar, fazer estudo da evolução de Presidente Prudente com ilustrações dos alunos, interpretar o hino da nossa cidade com ilustrações da canção, apresentação da história de Presidente Prudente em forma de teatro de imagens (as crianças nas aulas de Língua Portuguesa irão estruturar a narrativa da história).

 

Trabalhos

Na disciplina de Ciências utilizamos o jornal para relacionarmos o dia mundial do meio ambiente: as crianças localizavam no jornal imagens ou reportagens durante a semana (5 a 9 de junho) para verificar se o jornal como meio de comunicação se preocupa com esta questão ambiental. Por fim, o trabalho com jornal em sala de aula trabalhou: as partes do jornal, qual seu público, sua finalidade, o que é abordado, tipos de textos, o que é manchete, o que é índice, o que é editorial, o que é artigo de opinião, qual a função da propaganda, pra que serve o anúncio e a história do jornal. Para o 2º semestre pretendemos fazer uma visita ao Jornal Imparcial.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste