As delícias juninas

Delícias & Delícias • 13/06/2018 08:45:00

. Foto: Divulgação

Junho chegou e com ele aquele cheirinho de comida gostosa lembrando os festejos típicos do mês. O friozinho da época é uma das explicações, afinal, com a temperatura mais baixa o corpo pede alimentos mais quentes e... calóricos!

Quem dispensa uma sopinha cremosa numa noite fria? E o bolo de fubá, a canjica, o curau quase irresistíveis nessa época do ano.

História à parte, as festas de junho têm hoje os mais diversos sabores. O amendoim, a mandioca, o arroz, as frutas e assim os mais variados tipos de alimentos foram adaptados aos pratos típicos dessa época.

Opções não faltam... aproveite!

 

Bolo de Mandioca e Queijo

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Ingredientes: 1 ½ quilo de mandioca ralada crua, 4 ovos, 200g. de margarina, 1 lata de leite condensado, 2 xícaras (chá de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 vidro de leite de coco (200ml.).

 

Preparo: Rale a mandioca e reserve. À parte, bata os ovos com o açúcar e a margarina, depois misture a mandioca, e continue batendo, acrescentando a farinha de trigo, o fermento e por último o leite de coco e o leite condensado. Coloque numa forma de anel untada e enfarinhada. Asse em forno 180ºC durante

 

 

Bolo de Batata-Doce

 

Ingredientes: 2 ½ xícaras de farinha de trigo, 4 colheres (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, ¾ colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente, 1 xícara de açúcar mascavo, 4 gemas, 2 colheres (chá) de casca de limão ralada, ¾ xícara de água, 2 xícaras de batata-doce crua, ralada no ralo grosso, ¾ xícara de amendoim torrado, salgado e picado, 1 xícara de uva passa escura, 4 claras batidas em neve, açúcar de confeiteiro.

 

Preparo: Peneire juntos a farinha de trigo, o fermento em pó, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve. Coloque numa tigela a manteiga, o açúcar mascavo e as gemas. Bata  muito bem até obter uma mistura leve. Adicione a casca de limão ralada e mexa bem. Acrescente a água alternadamente com os ingredientes secos e misture bem. Adicione a batata-doce, o amendoim e a uva-passa. Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente. Despeje numa forma de buraco no meio untada, com 25 cm de diâmetro e leve ao forno moderado durante 1 hora. Deixe esfriar por 10 minutos, desenforme e salpique com o açúcar de confeiteiro.

 

Doce de Batata Doce

 

Cozinhar e espremer 1 quilo de batata doce. Numa panela, juntar: 1 quilo de açúcar, 1 vidro de leite de coco, 1 envelope de gelatina incolor sem sabor, 1 de gelatina vermelha e gotas de baunilha. Levar ao fogo e mexer até aparecer o fundo da panela. Despejar a massa numa assadeira untada com margarina. Depois de frio, cortar em cubinhos e passar pelo açúcar refinado.

 

Amendoim Doce

 

Levar ao fogo: ½ quilo de amendoim, 3 xícaras de açúcar, 1 ½ xícara de água, gotas de baunilha, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Mexer sem parar e quando secar, colocar numa assadeira e levar ao forno por 10 minutos.

 

Pé de moleque

 

Levar ao fogo ½ quilo de amendoim, 5 xícaras de açúcar e 2 colheres de manteiga. Mexer e deixar em fogo alto. Assim que derreter, junte 1 lata de leite condensado, mexa e despeje numa assadeira untada. Espere esfriar e corte em pedaços.

 

Paçoca de Carne Seca

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Ingredientes: 500g. de carne seca, 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 cebola grande picada, 1 dente de alho amassado, 2 pimentas-malagueta  pequenas, 1 ½ xícara (chá) de farinha de mandioca torrada. 

 

Preparo: Deixe a carne seca de molho em água fria. No dia seguinte, troque a água e leve a carne para ferver. Tire-a do fogo, escorra a água e verifique se o excesso de sal foi eliminado. Se ainda estiver salgada, coloque-a novamente para ferver. Pique a carne. Em uma frigideira, aqueça o azeite e o óleo (em fogo médio) e leve a carne para dourar. Acrescente a cebola, alho, pimentas picadas e refogue até a cebola começar a dourar. Tire do fogo, junte a farinha de mandioca e misture bem. No processador, coloque ¼ da mistura e triture até obter uma farofa de textura bem fina e homogênea. Passe para uma tigela. Repita o processo até preparar toda a paçoca.

 

 

NUTRIÇÃO

 

 

Engane a fome!

Alguns alimentos dão maior sensação de saciedade e podem, assim, dar aquela enganadinha no estômago. Confira alguns deles:

Substitua o arroz e o pão pelas suas respectivas versões integrais. Ambos levam mais tempo para serem digeridos.

Por possuir uma textura firme, a cenoura crua exige maior dedicação na mastigação, fazendo que o cérebro receba o sinal antecipado de que você já está satisfeita.

Antes das refeições, beba chá de ervas. O capim-cidreira, por exemplo, diminui a ansiedade pela comida. Já o de cravo e canela reduz a vontade pelo doce.

 

Com moderação

Quando as pessoas decidem emagrecer, adotam estratégias radicais porque desejam ter resultados quase imediatos. Quem decide mudar o cardápio costuma cometer erros cruciais que podem colocar a saúde em risco. Confira alguns equívocos mais comuns:

Supressão dos carboidratos na hora do jantar: é verdade que o metabolismo tem menor atividade durante o período noturno, mas ele continua funcionando, ou seja, não faz diferença se você consumir carboidrato de dia ou à noite, desde que ele esteja em quantidade adequada.

Pular refeições: a pessoa fica com mais fome e não vai se contentar com porções menores na próxima vez que comer.

Produtos diet e light: esses alimentos devem ser consumidos com moderação. Eles não são garantia do sucesso da dieta.

Exageros do final de semana: comer uma pizza ou um churrasco é permitido, mas não abuse: a sua dieta pode ficar comprometida e não ter efeito sobre o peso.

 

Para você emagrecer sem comprometer sua disposição, o ideal é:

Fazer uma dieta que contenha todos os nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do seu organismo.

Uma dieta que lhe dê a força e a vitalidade que você precisa, porém com uma moderada restrição calórica para proporcionar um emagrecimento gradativo e duradouro.

O importante é que você forme novos hábitos. Uma dieta individualizada é aquela que dará o melhor resultado, pois vai respeitar as suas condições.

O exercício físico também é essencial neste processo, pois é muito melhor gastar mais calorias do que comer menos.

Alimentos como cereais integrais, frutas, vegetais, sementes oleaginosas e proteínas de baixo teor de gordura não podem faltar no seu dia a dia.

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