4ºs e 5ºs anos da Rotariano fazem atividades diversas com impresso

O Imparcial na Escola • 27/03/2018 11:36:44

. Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

4º ano A (Professora Roseli)

Os objetivos da utilização do jornal impresso no 4º ano A, da Escola Municipal Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias são: possibilitar ao aluno compreender o eu é um jornal, com relação a sua estrutura, cadernos e assuntos abordados; permitir o desenvolvimento do senso crítico do aluno, ao expor sua opinião mediante notícia que considera importante, ou mais interessante e contribuir de forma consciente a importância de obter informações atualizadas, que o jornal possibilita.

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

Metodologia

Por meio do trabalho em grupos, com a entrega do jornal, a professora estimulou o aluno a buscar uma informação do seu interesse, para apresentar aos demais colegas de classe. O desenvolvimento é com a formação de grupos em sala, possibilitar a leitura compartilhada de notícias, em que o aluno manifesta-se oralmente, emitindo opiniões críticas em relação à leitura da reportagem. Durante o desenvolvimento do trabalho com o jornal em sala de aula foi possível notar que tal trabalho permite aos alunos desenvolverem a leitura fluente, interpretação de diversos gêneros textuais, opinião crítica e conhecimentos gerais entre outros.

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

4º ano B (Professora Mércia)

No segundo semestre, continuei o trabalho com o jornal, porque este instrumento didático oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros textuais, além de auxiliar os alunos a desenvolver a escrita e leitura, possibilitando que compreendam a importância social da escrita, permitindo pesquisas sobre diversos assuntos, exposição de conhecimentos e emissão de opiniões. O jornal contribui para o desenvolvimento e autonomia dos alunos, uma vez que, estimula o espírito crítico, fazendo com os mesmos fiquem mais informados e participantes durante a execução das atividades.

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

5º ano A (Professora Rosemari)

A professora da sala utilizou o jornal em duplas. Os alunos realizaram a leitura do jornal e escolhiam uma notícia para desenvolver a atividade. Após a leitura da notícia, trocavam informações sobre o assunto. No caderno registravam os dados relevantes: o que aconteceu (fato), lugar (onde), data, momento (quando) e motivo (como, por que). Em seguida acontecia a socialização da notícia para os outros grupos em sala de aula.

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

Leitura compartilhada

Desenvolvemos também a leitura compartilhada de fatos importantes que merecem destaque, em que os alunos compartilham a leitura da mesma notícia realizada pela professora em voz alta, com pausas para explicações de termos, expressões ou para tirar dúvidas através de questionamentos.

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

5º ano B – (Professora Claudia Ramos)

Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas várias atividades com o jornal em sala de aula. Uma delas foi a leitura realizada pela professora e alunos em voz alta com o uso de microfones, pelos últimos. Estudaram-se os diversos cadernos que compõem o jornal e o conteúdo de cada um deles. O jornal ainda foi utilizado para o estudo do gênero textual “reportagem”, em que foi vista: legenda, manchete etc.. Da mesma forma foi estudado o gênero “notícia”, lead opu lide, o desenvolvimento da notícia etc...

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

Pesquisas

Além do que já fora descrito, a sala realizou pesquisas sobre diversos assuntos trabalhados em varias disciplinas (interdisciplinaridade), como curiosidades sobre os escorpiões, consumo de energia e transplante de órgãos. Em um dos trabalhos realizados com o jornal o produto final foi a elaboração de uma reportagem sobre animais de estimação. Este trabalho foi realizado em grupos de até seis alunos, em que cada integrante ficaria responsável pelo desenvolvimento de uma parte. Todas as reportagens passaram por revisões antes de serem expostas para apreciação dos demais alunos da escola.

 

Foto: Cedida/Escola Municipal Rotariano Antonio Zacarias

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste