1 em cada 5 crianças em idade escolar tem problema de visão

Espaço infantil • 12/04/2018 09:44:12

O número de crianças com problemas de visão vem crescendo nos últimos anos, de acordo com estudos do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia). Segundo os dados, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresenta algum distúrbio. A visão se estabelece plenamente até os cinco anos. Mas, muitos dos problemas de visão podem ser contornados se forem diagnosticados e tratados logo no início.

"Desde o momento que nasce já existe uma atenção ao olho do bebê. O pediatra já pode identificar alguns problemas, como estrabismo, fazendo o teste do olhinho, na maternidade. Aparecendo algo, indica a passagem pelo oftalmologista", diz Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista, membro da Sociedade Americana de Pediatria. Com a maior precisão nos diagnósticos, também é possível encontrar um número maior de crianças usando óculos. Diferentemente do passado, quando era bem mais difícil convencer o pequeno a usar, hoje a tarefa não é tão complicada.

"Hoje em dia muitas crianças querem usar óculos. Existem opções mais adequadas, mais coloridas e lúdicas", diz Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas. "E se os pais usam óculos, a criança vai querer usar e não vai achar ruim", completa.

A oftalmologista também destaca que, dentro da escola, a professora acaba tendo papel importante no diagnóstico de problemas de visão em crianças. "Muitas vezes é a professora que tem a suspeita de baixa visão da criança. Uma criança às vezes não se queixa porque não percebe, mas tem comportamento de quem não está enxergando, por exemplo, olhando no caderno do colega do lado", afirma Lisia Aoki.

 

Brasil

O Brasil tem aproximadamente 29 mil crianças cegas, segundo a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira. Se as doenças oculares fossem tratadas precocemente, esse número seria bem menor, de acordo com a agência. Mas não é apenas um problema de visão que pode causar a cegueira. "O olho é uma lente, mas a imagem se forma no cérebro. Se tiver uma lesão cerebral que controla a visão, essa criança nunca mais vai enxergar", diz o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum.

EMERSON VICENTE
Folhapress

agenda

ARTE EM CENA

“Brinque Aqui”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

“Lambe-Lambe”

Data: Domingo

Horário: 16h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

Jornalista recebe carinho de crianças da LBV

OSLAINE SILVA
Da Redação

 

Ontem, o repórter do jornal O Imparcial, Gabriel Buosi, teve uma manhã especial com uma turminha de crianças atendidas pela LBV (Legião da Boa Vontade) de Presidente Prudente. Na oportunidade, ele contou para a garotada sobre suas experiências no mundo jornalístico e como é feita toda a produção, diagramação e impressão do diário. Neste mês, no dia 7, para ser mais preciso foi comemorado o Dia Do Jornalista, por isso ao final da visita as crianças homenagearam o repórter pela data especial, entregando a ele cartazes e mimos confeccionados durante as oficinas em que participam na LBV.

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste