“HÁ 50 ANOS FALAMOS EM PREVENÇÃO”

Sinomar • 31/10/2018 09:05:17

Hoje se encerra o Outubro Rosa, mais uma campanha preventiva de prevenção ao câncer. Mas, há 50 anos, quase ninguém falava em exames preventivos de câncer de mama e colo do útero em Presidente Prudente e região.

Em 1967 chegava a Presidente Prudente o patologista Antonio Plácido Pereira, formado em Curitiba e após a residência e pós-graduação no Rio de Janeiro. Primeiro patologista da cidade, ouviu um colega dizer “Você vai ficar muito rico, se só atender particular”. Ele respondeu: “Não é formação da minha família, nem do médico, vou atender todo mundo, e também SUS”. Plácido começou então um trabalho preventivo na cidade e região – alertando as mulheres para o câncer de mama e do colo uterino.

“Fizemos uma parceria com os postos de saúde, criamos o Centro de Prevenção na Santa Casa, depois apareceu a Rede Feminina de Combate ao câncer, o trabalho de dona Maria Auxiladora Constantino na Prefeitura de Prudente, e começamos a espalhar isso pela região inteira”, destacou.

As coletas são feitas e enviadas ao Laboratório de Anatomia Patológica de Presidente Prudente. Os resultados são enviados aos locais de origem, para Fundação Oncocentro e Ministério da Saúde. Os suspeitos e positivos vão para o setor Saúde da Mulher da DRS 11, onde a enfermeira Eliana Olivete acompanha o tratamento.

Mostrando mapas com estatísticas de 50 anos atrás, e de hoje, Plácido comentou que a região de Presidente Prudente era a que tinha o maior índice de câncer de colo uterino no Estado de São Paulo. “Reduzimos a incidência de 12% para 2% em pacientes SUS atendidas nos postos de saúde da 10ª Região Administrativa”, informou. Pelas suas estatísticas, nesse período foram atendidas mais de 600 mil mulheres. Lesões cancerosas e pré-cancerosas de colo uterino foram detectadas em 72 mil mulheres, índice altíssimo. Hoje esse caiu para 12 mil mulheres. Reduzimos de 12 para 2%”.

 “Fui muito feliz nesses 50 anos, principalmente por ter conseguido contribuir com esse trabalho preventivo”, disse Plácido.

Bom dia

Humildade, quem tem vai longe!

Hoje

GrandVision By Fototica inaugura oficialmente sua loja de Presidente Prudente hoje, às 17h, no Prudenshopping. O evento contará com a presença do nosso CEO da marca, Murillo Piotrovski.

Reta final

A Medicina Unoeste tem se destacado em diferentes avaliações externas. Além de obter os conceitos mais elevados pelo MEC (Ministério da Educação), nas últimas visitas in loco – 4 e 5 (em escala de 1 a 5), a graduação foi considerada a 4ª melhor do Estado de São Paulo e a 11ª do Brasil, entre as instituições particulares, pelo Ranking Universitário Folha RUF 2018. Quem escolhe a formação médica terá pela frente muito estudo e aprendizados. Para dar início a este sonho, as inscrições para o Vestibular 2019 continuam abertas.

Impostômetro

O Impostrômetro – painel instalado na fachada da Associação Comercial de São Paulo, na capital – divulga, em tempo real, o total de impostos, taxas e contribuições que a população brasileira pagou desde o primeiro dia de cada ano. Em 2018, a marca de R$ 1,5 trilhão foi atingida no dia 23 de agosto, e o impostômetro segue girando. Além do painel físico, há o site (www.impostometro.com.br) onde o visitante acessa as informações por esfera – federal, estadual ou municipal – e também pode obter os dados por imposto. Quer ver a arrecadação de Prudente, é só entrar lá. A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) colabora na divulgação do Impostômetro com o intuito de conscientizar sobre a elevada carga tributária do país. Acesse www.impostometro.com.br

Desafio

Um percurso de 75 km de praias, asfalto, terra batida, trilhas, riachos, serra, areia fofa e dura. Foi assim a Maratona de Revezamento Bertioga – São Sebastião – Maresias uma das provas com maior grau de dificuldade para os corredores. Foi concluída dia 19 de outubro pelos corredores prudentinos Gabriel Henrique Gigante (Giga), Edilson Azevedo e Vitor Almeida, integrantes da equipe UFA.  “Foi muito bacana participar da prova, devido ao clima e ao visual do percurso, mas exigiu muito preparo físico”, destacou Edilson Azevedo, que é personal trainer em Presidente Prudente e também participa das provas.

IRMÃOS Yasmin, Talles e Tarik Rajab escolheram a mesma profissão: estudam Medicina na Unoeste; ela está prestes a se formar e teve mais de 80% de acertos no último Exame do Cremesp

Foto: Gabriela Oliveira

DESIGNER DE INTERIORES Eliane Zamberlan, uma das participantes da Mostra Morar Bem

ULTRAMARATONISTAS Giga, Edilson Azevedo e Vitor Almeida concluíram o desafio dos 75 km da Ultramaratona de Revezamento Bertioga Maresias

SHOW ROOM Ricardo Britto e Wivian Cristina Pereira, da equipe comercial da Cremone, apresentam a nova moto Honda, NC 750 x ABS

Viagem no tempo

Uma verdadeira viagem no tempo. É a expectativa para mais uma edição da maior e melhor festa flashback de Prudente e região. A Discoteca 3.0 estará de volta dia 10 de novembro, na Boate Gléd (antigo Cine Bardot), no centro de Prudente. No comando da pista os DJs Aquiles e Eduardo Nogueira, considerados ícones do flashback, irão revezar sucessos dos anos 70, 80 e 90 que nunca saíram da nossa memória. A festa é para dançar e se divertir com os amigos. Garanta já o seu convite antecipado na Cacilda Tour, Alphamaster e Pronta-Entrega Conveniência. Venha matar saudades dos bons tempos. O que é bom é para sempre!

Destaque

O ator prudentino Andre Luis Patrício está no elenco do clipe “Boca de Lobo”, nova faixa divulgada por Criolo e que traz o cantor de volta ao Rap, depois de seu último trabalho baseado no samba. De cara, a cena nos lembra o acontecido no edifício Wilson Paes de Almeida, que pegou fogo e desabou no centro de São Paulo, em maio deste ano. Mas, essa é só uma das diversas referências do clipe. Com direção de Denis Cisma e Pedro Inoue, o vídeo retrata o caos da sociedade e política brasileiras em fragmentos que lembram diversos casos que estampam os noticiários (ou deveriam estampar), da violência urbana à “Merenda Seca” com suco e bolacha em São Paulo.

Missão cumprida

Os irmãos Gabriel Zaupa (31 anos) e Rodrigo Zaupa (27 anos), o primeiro corretor de imóveis (Samburá Imóveis) e o segundo médico, participaram de uma aventura radical, no mês de outubro, uma caminhada de 130 km na região da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, até o topo do Monte Roraima. Foram nove dias desconectados do mundo, imersos em plena floresta amazônica. Eles viajaram de carro, de Boa Vista, Roraima, até Santa Helena de Uairen, na Venezuela, onde iniciaram a caminhada de 7 horas por dia, durante nove dias.

AVENTURA Gabriel Zaupa e Rodrigo Zaupa, na caminhada ao topo de um dos encantos naturais mais primitivos e majestosos do mundo, o Monte Roraima

ATUAÇÃO O ator prudentino André Luis Patrício, em cena no novo clipe do cantor e rapper Criolo

 

RAPIDINHAS

...

Dica de experts em moda, em recente evento fashion: o linho vem com tudo, para a ala feminina, no verão 2019.

...

Tom Zambrini festeja essa semana os 30 anos de atuação como cerimonalista em Presidente Prudente.

...

Há tantos brasileiros em Paris que a Citypharma, templo dos cosméticos e dos remédios na Rue du Four 26,  passou a aceitar, acredite, pagamento... em real.

...

Festa dos 6 anos do Moto Clube 100 Fronteiras de Presidente Prudente ocupará o Recinto de Exposições, dias 10 e 11 de novembro.

...

Ponto final: Não sei se faço o melhor, Mas sei que faço o meu melhor.

 

 

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste