Fazendo a festa da garotada

 11/10/2017 11:58:53

 

Vamos comemorar o Dia das Crianças!?!

 

Hoje tudo pode ... bem... mas, não vamos exagerar!!!

 

Uma mesa de guloseimas será muito bem recebida pelos pequenos... além dos brinquedos já escolhidos!

 

Vamos agradá-los? Veja nossas sugestões!!!

 

Bolo Chiffon de Chocolate

 

Ingredientes: ½ xícara (chá) de chocolate em pó diluído em ¾ xícara (chá) de água quente, 5 ovos, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de óleo, 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó, 1 colher (chá) de baunilha.

 

Preparo: Claras em neve. Bater as gemas, acrescentar o açúcar e bater até formar uma gemada. Adicionar a farinha aos poucos, óleo, baunilha e a chocolatada. Por último, as claras em neve com o fermento. Assar em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo, nº 30.

 

Recheio e cobertura: Prepare um brigadeiro mole, recheie e cubra o bolo. Decore com confetes coloridos.

 

Cupcake de chocolate com cobertura de brigadeiro

 

Ingredientes Massa: 1 xícara (chá) de chocolate, 1 xícara (chá) de leite, 2 xícaras de (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de  farinha de trigo, 3/4 xícara (chá) de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional), 3 ovos.

 

Cobertura:1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de chá cheia de manteiga.

Material: Formas de papel, Granulados coloridos ou de chocolate, confete, etc.

 

Preparo: Em uma tigela coloque o chocolate, a farinha e o açúcar. Acrescente aos poucos

o leite (sempre misturando), o óleo, os ovos, a essência de baunilha (opcional) e o fermento. A massa tem que ser um pouco mais grossa. Coloque a massa nas forminhas de papel com a ajuda de uma concha. Deixe 2 cm da borda para o bolo crescer. Coloque – os em uma assadeira, deixe-os distantes uns dos outros. Asse-os em forno preaquecido por 15 a 20 minutos.

 

Cobertura: Numa panela junte a lata de leite condensado, a manteiga e o chocolate. Em fogo médio, misture sem parar até desgrudar do fundo, depois aumente o fogo até engrossar mais, porém cuidado para não queimar. Quando chegar ao ponto de brigadeiro coloque 1 colher de sopa de leite para amolecer um pouco.

 

Decoração: Depois de assados e frios, passe a cobertura de brigadeiro nos bolinhos e decore com o granulado, o confete, etc.

 

BRIGADEIROS, BEIJINHOS E CAJUZINHOS SÃO MUITO FÁCEIS DE PREPARAR.

 

 

A base é a mesma: 1 lata de leite condensado e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. Para o brigadeiro acrescente 4 colheres (sopa) de chocolate em pó. Para o beijinho: 4 colheres (sopa) de coco ralado seco. Para o cajuzinho acrescente 4 colheres (sopa) de amendoim torrado e moído.

Sempre mexendo, até dar o ponto de enrolar. Coloque numa travessa untada e deixe esfriar. Não leve à geladeira. Enrole em temperatura ambiente. Passe os brigadeiros no chocolate granulado ou cereais coloridos. Passe os beijinhos no açúcar refinado, no coco ralado ou no leite em pó. Os cajuzinhos, no açúcar. E está feita a festa.

 

nutrição

 

Importância das calorias das bebidas

 

Sempre de olho no que comemos, muitas vezes nos esquecemos que boa parte das calorias ingeridas está nas bebidas. Refrigerantes, sucos, leite, bebidas alcoólicas, entre outras, contêm calorias muitas vezes determinantes no sucesso ou fracasso de uma dieta.

 

Calorias Sólidas x Calorias Líquidas

 

Regulamos melhor a ingestão de calorias sólidas do que de líquidas, ou seja, é mais fácil exagerar quando bebemos do que quando comemos. A constatação pode ser observada no dia-a-dia das pessoas, que raramente contabilizam as calorias ingeridas por bebidas e acabam exagerando na dose. O fato é comprovado pelos crescentes números do consumo, por exemplo, de refrigerantes no mundo inteiro.

Outro ponto negativo para as bebidas calóricas está na falta da necessidade de mastigação, presente nos alimentos sólidos. É ali que inicia o mecanismo de regulação da saciedade. Ao mastigar e deglutir um alimento, estimulamos as regiões do cérebro responsáveis por regular a satisfação.

O açúcar frequentemente utilizado em bebidas também interfere nesta diferença. Por ser um carboidrato simples, de rápida absorção, ele estimula a produção de insulina, favorecendo o estoque da energia ingerida em forma de gordura.

Fique de olho!

Um dos principais vilões das dietas de emagrecimento, especialmente quando não são orientadas por um profissional, são os refrigerantes regulares. Os sucos, apesar de serem excelentes fontes de vitaminas e minerais, também merecem atenção e não devem ser consumidos à vontade, já que contêm calorias.

Muitas pessoas tomam sucos de frutas em abundância, certos de que estão fazendo bem ao organismo enriquecendo-o de vitaminas. Mas, nem todas as versões são assim. Os sucos de caju, acerola, pêssego, limão, morango, melão ou maracujá, sem açúcar, são boas opções por serem provenientes de frutas com baixas calorias. O mesmo não podemos dizer da laranja, manga ou uva.

As bebidas açucaradas ingeridas durante os intervalos das refeições podem ter outro efeito negativo, pois quando ingerimos algo rico em açúcar depois de algumas horas sem comer, o açúcar é rapidamente disponibilizado na corrente sanguínea, aumentando a glicemia e saciando momentaneamente a fome. No entanto, da mesma forma que o aumento da glicemia se deu de forma rápida, ocorre a queda, estimulando ao organismo a sensação de fome novamente.

Na verdade os sucos naturais contêm mais calorias que as bebidas diet / light, mas não devemos ignorar que eles fornecem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. Lembrando que a água de coco é um excelente repositor de eletrólitos, comumente perdidos em atividades físicas intensas.

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