​​​​​​​Receitas Especiais e ... com muito sabor

 06/12/2017 13:54:54

Está aberta a temporada de festas e happy-hours: é reunião de família, amigo-secreto, confraternização da empresa...

Fim de ano vem cheio de comemorações. Veja as nossas dicas para caprichar no cardápio. Receitas simples, saborosas e práticas ... sobremesa bem geladinha!

 

Mousse de Pepino

Ingredientes: 3 pepinos médios, descascados, sem sementes, sal a gosto, 2 colheres (sopa) de hortelã picada, ½ colher (chá) de açúcar, 6 colheres (chá) de gelatina em pó, 1 xícara (chá) de água fria, ¼ xícara (chá) de vinagre de vinho branco, 2 rodelas de cebola, 1/3 xícara (chá) de folhas de salsinha, 2 copos de iogurte natural, 4 colheres (sopa) de maionese, molho de pimenta a gosto, rodelas de pepino para enfeitar.

Preparo: Salpique o pepino levemente com sal e açúcar. Deixe descansar por 20 minutos. Junte a água fria e o vinagre à gelatina. Leve ao fogo fraco para dissolver. Junte sal e as folhas de hortelã. Escorra o pepino e coloque no liquidificador com a cebola e a salsinha. Bata bem. Acrescente a gelatina e bata até obter uma mistura lisa. Junte o iogurte e a maionese. Tempere com o molho de pimenta e mais sal, se necessário. Coloque em forma de anel, untada com óleo e leve à geladeira por 3 a 4 horas. Desenforme e enfeite com rodelas de pepino e galhinhos de hortelã.

 

Tender Fácil

Ingredientes: 1 tender redondo, 4 colheres de sopa de mel , 4 colheres de sopa de mostarda , cravos , rodelas de abacaxi, cerejas e uvas para enfeitar.

Preparo: Junte a mostarda com o mel e mexa bem. Reserve. Faça cortes quadriculados no tender e espete cravos onde as linhas se encontram. Passe a mistura de mel com mostarda sobre o tender e leve ao forno até ficar dourado. Enfeite a travessa com as rodelas de abacaxi, pêssegos e as cerejas.

 

Farofa com Maçã Verde e Uvas-Passas

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 1 xícara (chá) de uvas-passas brancas, 1 maçã verde picada em cubinhos, salsinha picada, sal a gosto.

Preparo: aqueça a manteiga numa frigideira. Quando começar a ferver, coloque um pouco de sal e junte as uvas-passas e a maçã picada. Refogue por 2 minutos. Em seguida, adicione a farinha de mandioca. Mexa até que a farinha comece a dourar. Acerte o sal, adicione a salsinha  e sirva.

 

Pavê de Panetone com Calda de Frutas Vermelhas

Ingredientes: 1 panetone de 500g. , 200g. de polpa de frutas vermelhas, 6 colheres (sopa) de açúcar, 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco, 2 xícaras (chá0 de mirtilos ou morangos.

Preparo: numa panela, junte a polpa de frutas vermelhas com 4 colheres (sopa) de açúcar. Cozinhe em fogo baixo até reduzir pela metade. Desligue e reserve. Bata o creme de leite com o restante do açúcar até o ponto de chantilly. Reserve. Corte o panetone em fatias finas. Numa taça grande, monte a sobremesa. Alterne camadas de calda, fatias de panetone, creme chantilly e os mirtilos. Deixe gelar por 6 horas antes de servir.

 

NUTRIÇÃO

Álcool: cuidados com o excesso...

 

- Antes de ingerir álcool, faça uma refeição moderada. Ela forma uma camada protetora no estômago e faz seu corpo digerir os alimentos junto com o álcool, tornando sua absorção mais lenta.

 

- Intercale goles de bebida alcoólica e água. Assim, você bebe menos, dilui os componentes da bebida alcoólica e evita um quadro de desidratação.

 

- Não misture vários tipos de bebida, como fermentados (cerveja e vinho) e destilados (uísque e vodca). Seu corpo pode rejeitar a mistura.

 

- Evitar a mistura da bebida alcoólica com as bebidas energéticas. Esses produtos à base de cafeína são estimulantes, fazem com que a pessoa fique mais ligada e, por isso, consiga beber ainda mais.

 

- No dia seguinte, invista nas frutas e nos sucos. A frutose auxilia o organismo a se livrar do álcool.

Comentário